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Grêmio avalia proposta de 5 marcas e se aproxima de decisão sobre fornecedor de material esportivo para 2026

Puma, New Balance, Diadora, Mizuno e Umbro, atual parceira, disputam contrato; clube gaúcho deve definir até a semana que vem

O atacante Braithwaite faz ação promocional em loja oficial do Grêmio - Guilherme Testa / Grêmio

Atacante Martin Braithwaite participa de ação promocional em uma loja oficial do Grêmio - Guilherme Testa / Grêmio

O Grêmio avalia, no momento, as propostas de cinco empresas de material esportivo para serem a fornecedora do clube em 2026. Segundo a Máquina do Esporte apurou, Puma, New Balance, Diadora, Mizuno e Umbro, atual parceira, cujo contrato expirará no final do ano, são as marcas que ainda participam da concorrência. O clube espera tomar uma decisão até a semana que vem.

O Conselho de Administração e o departamento de marketing do Grêmio têm trocado NDAs (acordo de não divulgação, na sigla em inglês) com as empresas interessadas. O NDA é um contrato de confidencialidade, no qual são abertas informações que não podem ser utilizadas pelas partes envolvidas na negociação.

O Grêmio avalia essas propostas pensando não apenas na valorização financeira do atual acordo com a Umbro, mas em questões como duração do compromisso, distribuição e possibilidade de cada marca atender a pedidos específicos a partir de necessidades do clube gaúcho.

Nike x Adidas

Esse último tópico foi o que afastou a Nike da concorrência. Inicialmente, a marca norte-americana estava interessada em expandir seus tentáculos na Região Sul, até como uma forma de concorrer com a rival Adidas, fornecedora do Internacional.

Ambas as marcas estão envolvidas em uma briga acirrada pelo mercado brasileiro, já que a Nike tirará a rival alemã da camisa do Atlético-MG a partir de 2026, enquanto a marca das três listras tenta roubar o Corinthians da adversária norte-americana.

Briga fraternal

No momento, a New Balance surge como uma forte concorrente. A empresa tem contrato de exclusividade com o São Paulo, mas que vencerá no final deste ano. Ou seja, estaria apta a se tornar a nova fornecedora do Grêmio.

A disputa é quase doméstica, já que a maior adversária para isso no momento é a Umbro, fornecedora do Tricolor Gaúcho há 11 temporadas. Ambas têm licença de produção e comercialização no Brasil nas mãos do Grupo Dass.

Além das duas, a Puma surge como uma boa possibilidade. A empresa alemã tem aumentado os investimentos no Brasil e não está mais apenas na camisa do Palmeiras, tendo ampliado a exposição na Série A do Campeonato Brasileiro com Bahia e Red Bull Bragantino.

Diadora e Mizuno correm por fora na disputa.