Grêmio faz referências à conquista da 1ª edição da Copa do Brasil na nova camisa titular

Umbro decidiu fazer referência ao título da Copa do Brasil de 1989 na nova camisa do Grêmio - Divulgação

A Umbro lançou o novo uniforme titular do Grêmio para a temporada 2024 com uma homenagem aos 35 anos da conquista da Copa do Brasil de 1989, na primeira edição do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A fornecedora de material esportivo postou um vídeo em sua conta no Instagram, de forma conjunta com os perfis do Grêmio e do time feminino do Tricolor Gaúcho, em que faz várias referências àquele período, à história do clube e à trajetória vitoriosa do Grêmio nos anos seguintes. O filme publicitário é um exercício de semiótica em estado puro.

O vídeo começa com a música Infinita Highway, da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, cantada por um gremista famoso, Humberto Gessinger. Lançada em 1987 e fazendo muito sucesso no ano daquele título da Copa do Brasil, a letra faz referência à trajetória da vida, à liberdade e às escolhas em uma metáfora sobre o momento em que o personagem da música dirige em uma rodovia de alta velocidade (highway).

Em seguida, um locutor de rádio anuncia uma entrevista com um ídolo da época, o goleiro Mazaropi, para conversar sobre o título de 1989. Um ouvinte é chamado para comentar e, para surpresa de ninguém, tem o nome de Geraldo (referência direta à geral do Grêmio, o torcedor raiz, fanático).

Como um exercício de futurologia, ele prevê mais dois títulos da Copa do Brasil nos anos 1990 e também novamente a conquista da América, algo que efetivamente aconteceria na trajetória gremista em sua “Infinita Highway”.

Pela imagem de parte do rosto, dá para perceber que o torcedor Geraldo nada mais é que o próprio Mazaropi falando diretamente do futuro.

Tragédia

Parte da renda com as vendas da camisa será doada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A tragédia ambiental, aliás, adiou o planejamento da Umbro com a camisa.

“O lançamento do novo uniforme estava previsto há algum tempo. No entanto, diante da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul, optamos por postergar a divulgação da camisa”, contou Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro.

Com o retorno do Grêmio aos gramados na semana que vem, a fornecedora de material esportivo garantiu uma data para a estreia do novo uniforme.

O Tricolor Gaúcho voltará à campo para enfrentar o The Strongest, da Bolívia, pela Libertadores. O jogo será no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), porque a Arena do Grêmio, que ficou alagada, ainda não tem condições de sediar a partida.

“O novo manto foi criado pensando nas grandes conquistas e na fama de copeiro do Tricolor Gaúcho. Neste modelo, decidimos homenagear um título de extrema importância para o torcedor gremista, que usará um lindo uniforme”, afirmou Dal Pogetto.

“Produzimos um vídeo especial e esperamos que as lembranças de algo tão marcante possam trazer um pouco de calor e conforto para o coração dos nossos torcedores neste momento tão difícil”

Henrique Gutterres, executivo de marketing do Grêmio

Características

Para relembrar aquela conquista, a camisa possui, na barra frontal, um patch que mostra o mapa do país, em alusão à conquista de 1989, com a silhueta da taça, o ano do título e a frase “Campeão da Copa do Brasil”. À ocasião, o Grêmio derrotou o Sport na final.

A camisa também conta com grafismos com os resultados das partidas da campanha do Grêmio na competição, incluindo a inesquecível goleada de 6 a 1 sobre o Flamengo. A disposição dos resultados remete às viagens feitas pelo clube ao longo da competição. Na parte traseira, há ainda uma etiqueta com a palavra “Imortal” no tom das listras tricolores.

As novas camisas do Grêmio contam com as tradicionais listras em azul, preto e branco, além de uma listra branca na barra da manga e na gola, da mesma maneira que o uniforme do título de 1989.

O uniforme já está sendo comercializado nas lojas oficiais físicas e no e-commerce do Grêmio, além da loja on-line da Umbro. Os fãs podem adquirir uniformes nas versões jogador e torcedor nos gêneros masculino e feminino, assim como a versão juvenil.

Sair da versão mobile