Guarani, Novorizontino e Ituano anunciam adesão à Libra

Guarani, Novorizontino e Ituano anunciaram, na noite desta terça-feira (24) a adesão à Libra, a liga de futebol brasileiro, criada no início do mês. Com a adesão dos três clubes paulistas, a entidade chegou a 13 associados entre os 40 clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Além dos três, já estão na Libra: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco. Na carta de adesão, o trio de times paulistas se diz favorável à formação da Libra, mas pede discussão sobre a divisão de receitas da nova liga.

“Os clubes entendem que a formação da Libra é fundamental e um grande passo para a evolução do futebol brasileiro sob todos os aspectos. As agremiações acreditam que alguns detalhes precisam ser ajustados na busca por equilíbrio e equidade, a fim de que haja uma distribuição de recursos justa”, afirma o documento.

Os times ainda dizem que a decisão sobre como distribuir a verba arrecadada no novo campeonato seja tomada pelos clubes dentro da instituição.

A entrada dos três times na Libra enfraquece o movimento daqueles que condicionam a adesão à garantia de que a distribuição de verba será mais igualitária. Os clubes que ainda não assinaram o estatuto da Libra querem que o clube mais bem remunerado da Série A ganhe no máximo 3,5 vezes a quantia da equipe com porção menor. Esse grupo também pede que 20% do valor arrecadado em direitos de transmissão e patrocínios seja destinado aos times da Série B.

Fazem parte desse grupo: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport e Vila Nova. O Guarani chegou a integrar esse coletivo antes de anunciar a adesão à Libra. O grupo criou uma comissão de seis dirigentes para formalizar uma proposta para a Libra. 

O Grêmio divulgou, na semana passada, a intenção de aderir à Libra, mas ainda não formalizou a entrada. O Bahia se mantém independente.

Carta de adesão

Leia abaixo a íntegra da Carta de adesão dos três times paulistas à Libra:

Grêmio Novorizontino, Guarani Futebol Clube e Ituano Futebol Clube informam que aderiram à Libra (Liga do Futebol Brasileiro). Os clubes entendem que a formação da Libra é fundamental e um grande passo para a evolução do futebol brasileiro sob todos os aspectos. As agremiações acreditam que alguns detalhes precisam ser ajustados na busca por equilíbrio e equidade, a fim de que haja uma distribuição de recursos justa. Também compreendem que tais decisões devem ser tomadas dentro da própria Libra, fruto de um trabalho em conjunto entre todos os envolvidos.

Grêmio Novorizontino

Guarani Futebol Clube

Ituano Futebol Clube