Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Arenas

Inter de Milão e Milan anunciam construção de novo estádio em conjunto

Projeto de 'Catedral' é inspirado em Duomo di Milano e Galleria Vittorio Emanuele

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 23/12/2021, às 11h34

"A Catedral" será o estádio que será construído em conjunto pelos rivais Inter de Milão e Milan - Divulgação
"A Catedral" será o estádio que será construído em conjunto pelos rivais Inter de Milão e Milan - Divulgação

A Inter de Milão e o Milan anunciaram que irão construir seu novo estádio em conjunto. O projeto, desenvolvido pela Populous, chamado de “A Catedral”, foi o selecionado pelos clubes italianos.

“O novo San Siro será o estádio mais bonito do mundo pela sua forte identidade local. Será uma arena atraente, acessível e sustentável para a cidade de Milão, que irá facilitar o crescimento dos clubes e sua competitividade global”, afirmou Paolo Scaroni, presidente do Milan .

O desenho da Catedral celebra o patrimônio artístico e cultural de Milão. O projeto foi inspirado nos dois prédios mais icônicos da cidade: o Duomo di Milano e a Galleria Vittorio Emanuele.

"A Catedral irá se tornar um dos estádios mais icônicos do mundo. Será uma casa moderna para os lendários clubes Milan e Inter de Milão e se tornará o coração de um novo bairro. Ela celebrará o patrimônio cultural de Milão e será apreciada pela população por muitas gerações. Será im estádio de Milão e para Milão”, comentou Christopher Lee, diretor executivo da Populous.

O projeto prevê a reconfiguração do bairro de San Siro, onde fica atualmente o estádio Giuseppe Meazza, com a criação de um espaço dedicado ao esporte e lazer. O novo bairro terá um acréscimo de área verde de 50 mil metros quadrados, além de redução de volumetria, de acordo com regulamento recente estabelecido pela Prefeitura de Milão.

O bairro irá privilegiar os pedestres, com mais de 110 mil metros quadrados de área verde (40% do espaço total). O estacionamento, que atualmente ocupa 27% da área do estádio, será transferido para uma área subterrânea.

Após a escolha da Populous, os clubes irão desenvolver o projeto final nos próximos meses. A empresa possui 21 escritórios em quatro  continentes, com mais de 800 funcionários. Nos últimos 38 anos, a empresa desenvolveu mais de 3.200 projetos esportivos em todo o mundo.

Entre as arenas desenhadas pela empresa estão o novo estádio de Wembley, os principais locais de competição da Olimpíada de Sydney 2000 e Londres 2012, o Emirates Stadium e o Tottenham Hotspur Stadium, ambos em Londres, o estádio dos Yankees, em Nova York, o estádio Groupama, em Lyon e o estádio da Luz, em Lisboa.

A empresa também foi responsável pela construção da Climate Pledge Arena, em Seattle (Estados Unidos), inaugurada em outubro, o primeiro estádio do mundo com emissão zero de carbono. A arena é a casa do Seattle Kraken, da NHL (liga de hóquei) e do Seattle Storm, da WNBA.

“O novo estádio de Milão ficará em uma área verde que poderá ser desfrutada o ano todo. O novo local para esporte e lazer e seus 50 mil metros quadrados de parque farão de San Siro o bairro preferido para esportes e entretenimento”, afirmou Alessandro Antonello, CEO corporativo da Inter de Milão.