Investidores americanos compram 51% do Zaragoza, da segunda divisão da Espanha

O Zaragoza, time tradicional da Espanha, que hoje disputa a segunda divisão, anunciou que um grupo liderado pelo investidor César Alierta comprou 51% de participação na equipe. Para que o negócio se concretize, o time terá que ao menos se manter na segunda divisão, além de autorização do Conselho Superior do Desporto (CSD), da Espanha. O time ocupa atualmente a 11ª posição, com 47 pontos.  

O fundo de investimentos que adquiriu o clube tem a participação dos irmãos Jorge e José Mas, donos do Inter Miami (MLS) e Joseph Oughourlian, proprietário do Lens, da primeira divisão da França, e do Millonarios, da Colômbia. Os outros investidores são Gustavo Serpa, Jim Carpenter e Jim Miller.

O novo dono decidiu colocar Raúl Sanllehí no comando do projeto. O novo diretor geral do clube foi diretor de futebol do Barcelona por uma década (2008 a 2017), a mais bem-sucedida da história do clube catalão, e também conhece o mercado internacional após quase três anos de carreira no Arsenal (2018 a 2020).

Em comunicado, o Zaragoza destacou que o fundo americano realizará um aporte de € 65 milhões para reduzir a dívida do clube, ”o que permitirá aumentar o limite de custos com pessoal imposto pelo controle financeiro da LaLiga, de forma a melhorar a competitividade da equipe principal”.

Além disso, a infraestrutura do estádio da equipe será renovada para “melhorar a experiência dos nossos torcedores”. Atualmente, está sendo estudado um plano para desenvolver um novo estádio, a Nueva Romareda, que custaria até € 150 milhões e teria capacidade para 50 mil pessoas. O objetivo do clube, da Câmara Municipal de Zaragoza e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) é que o local seja uma das sedes da Copa do Mundo de 2030, na qual a Espanha tem uma candidatura conjunta com Portugal.

“Hoje é um dia importante na história do Zaragoza. Uma nova etapa se inicia com o compromisso de trabalhar pelo objetivo do nosso clube, de voltar a competir no lugar que merece por suas tradições e torcida”, afirmou o clube, em nota oficial.