A Chapecoense está celebrando seu 50º aniversário nesta quarta-feira (10). Para comemorar o cinquentenário, o time de Chapecó (SC) preparou uma série de eventos e ações em conjunto com seus torcedores.
As celebrações começaram na noite de terça-feira (9). O clube promoveu o Jantar Cinquentenário no Clube Recreativo Chapecoense e transmitiu o evento ao vivo em seu canal no YouTube, em parceria com o portal ClicRDC. Durante o evento, dirigentes do clube concederam entrevistas em um solene carpete verde, cor principal do time.
Também na terça-feira (9), a cervejaria Dalla, sediada na cidade catarinense, anunciou o lançamento de uma cerveja comemorativa licenciada pela Chape. A bebida foi distribuída para os torcedores durante as últimas partidas para produzir um vídeo de lançamento.
Nesta quarta-feira (10), pela manhã, foi anunciado o lançamento de uma camisa comemorativa dos 50 anos, produzida pela Umbro. O modelo ainda não está disponível para os torcedores no site oficial da fornecedora. Conforme a Máquina do Esporte apurou, a camisa terá tiragem limitada e deverá ser comercializada por R$ 333,30. Já os sócios-torcedores poderão adquirir a peça por R$ 299,90.
Show
O maior evento da celebração está marcado para as 19h desta quarta-feira (10). A Arena Condá, estádio da Chape, receberá um show do cantor sertanejo Michel Teló. Os sócios-torcedores adimplentes têm direito a um ingresso para o setor correspondente, e também há ingressos disponíveis para o público geral, tanto on-line quanto nas bilheterias do estádio.
“Preparamos uma programação especial para os 50 anos. É uma data que demanda muito trabalho, pois marca o aniversário do clube. Precisamos cuidar de tudo de maneira especial para fazer uma grande festa e celebrar esses 50 anos de história da Chapecoense”, afirmou Augusto Tonelo, vice-presidente de marketing do clube.
A Chape também organizou uma ação digital com os torcedores, na qual eles podem formar a “seleção cinquentenária” e votar nos melhores jogadores das temporadas em que o time conquistou títulos e/ou acessos. A votação inclui a Copa Sul-Americana de 2016, na qual o clube conquistou o primeiro título internacional de sua história após o trágico acidente do voo LaMia 2933.
O Atlético Nacional, da Colômbia, que seria o adversário naquela decisão, publicou um vídeo nas redes sociais homenageando a Chape. Após a tragédia, a equipe colombiana cedeu o título ao time catarinense sem a disputa dos dois jogos finais. Desde então, os dois clubes alviverdes passaram a se tratar como “irmãos” nas redes sociais.
Conquistas
Ao longo de seus 50 anos, a Chape conquistou sete títulos do Campeonato Catarinense (1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020), uma Copa Santa Catarina (2006), duas Taças Santa Catarina (1979 e 2014), o Campeonato Brasileiro da Série B (2020) e a Copa Sul-Americana de 2016, além de outros títulos municipais e regionais.
Atualmente, o time está enfrentando uma má fase. A Chapecoense ocupa a 11ª posição na tabela da Série B do Brasileirão, com apenas uma vitória nas cinco primeiras rodadas do campeonato. O time não passou das quartas de final do Campeonato Catarinense, sendo eliminado pelo Criciúma, que acabou conquistando o título.
Quase caçula
Fundada em 1973, a Chapecoense é o segundo clube mais jovem da Série B, perdendo o “posto” para o Grêmio Novorizontino, fundado em 2010. O “duelo dos caçulas” foi realizado no último sábado (6), na Arena Condá, e terminou empatado em 1 a 1. Na Série A, o Cuiabá, fundado em 2001, completa o pódio dos clubes mais jovens nas duas principais divisões do futebol brasileiro.