Pular para o conteúdo

John Textor renuncia à presidência no Lyon após rebaixamento à 2ª divisão na França

Michele Kang será nova presidente do Conselho do clube, enquanto Michael Gerlinger assume como CEO

Eagle Football, holding de John Textor, é dona de Botafogo, Lyon, Daring Bruxelas (Bélgica) e FC Florida (EUA) - Vítor Silva / Botafogo

Eagle Football, holding de John Textor, é dona de Botafogo, Lyon e Daring Bruxelas (Bélgica) - Vítor Silva / Botafogo

A Eagle Football Holdings Limited, empresa de John Textor, anunciou nesta segunda-feira (30) a saída do empresário norte-americano da presidência do Lyon.

A decisão ocorre logo após a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) decidir pelo rebaixamento do clube à segunda divisão, por desobedecer às regras do Fair Play Financeiro da França. Ainda cabe recurso. O clube ao menos entrou em acordo com a Uefa e estará na próxima temporada da Liga Europa.

Para o lugar de Textor foram nomeados, segundo comunicado da Eagle, Michael Gerlinger, que assume como CEO, e Michele Kang, que será a presidente do Conselho. 

“Está claro que precisamos fazer mudanças em nossa abordagem de gestão, se quisermos ser tão  eficazes fora de campo quanto somos dentro de campo”, afirmou Textor.

Trajetória

Michele, que também é acionista da Eagle e atua no Conselho do Lyon desde 2023, será a cabeça na apelação do clube junto à DNCG.

“Michele é a escolha perfeita para  liderar o OL, e estou muito feliz por nossa comunidade por ela ter aceitado o cargo”, afirmou Textor.

Michael Gerlinger, por sua vez, é diretor de esportes da Eagle, possui mais de duas décadas de experiência em governança, assuntos regulatórios e operações esportivas.

Crítica

Fora da gestão do Lyon, Textor permanece como presidente do conselho, CEO e acionista majoritário da Eagle, além de dono do Botafogo, Lyon, Daring Bruxelas (Bélgica) e acionista minoritário do Crystal Palace (Inglaterra).

De acordo com o comunicado, o foco de Textor, a partir de agora, será na gestão de Botafogo e Daring Bruxelas. No anúncio de sua saída, o empresário alfinetou os órgãos regulatórios europeus.

“Em nível pessoal, estou realmente ansioso pela redução das minhas responsabilidades de gestão do dia a dia na Europa, para que eu possa me concentrar em mercados onde temos  total liberdade para administrar nossos clubes de futebol para investir, inovar, crescer e competir”, disse o norte-americano.

“O Lyon está em ótimas  mãos com Michele. Eu me concentrarei no Botafogo, no Daring Brussels e em nosso próximo clube na  Inglaterra”, acrescentou o empresário, que finaliza acordo para vender sua participação no Crystal Palace.