Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Responsabilidade social

Juventude cria ação #SetembroVerde para incentivar doação de órgãos

Torcedores de qualquer time poderão estampar suas camisas com “Sou doador de órgãos”

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 07/09/2021, às 09h24

Anualmente, cerca de 2.500 pessoas perdem suas vidas esperando por um transplante no Brasil - Divulgação / Juventude
Anualmente, cerca de 2.500 pessoas perdem suas vidas esperando por um transplante no Brasil - Divulgação / Juventude

O Juventude decidiu se aliar a uma causa social importante e criou a ação #SetembroVerde para incentivar a doação de órgãos. Para isso, o clube gaúcho optou por apostar na rivalidade existente no futebol: durante todo o mês de setembro, torcedores de qualquer time poderão levar suas camisas ao Estádio Alfredo Jaconi e aplicar, gratuitamente, um selo personalizado com a frase “Sou doador de órgãos”.

De acordo com o Juventude, a ação foi desenvolvida após muita pesquisa. O departamento de comunicação e marketing do clube conversou com especialistas, médicos, ONG’s, secretarias municipais e diversas outras entidades para chegar a uma conclusão: as famílias dificilmente são avisadas sobre o desejo do ente em ser doador. Por isso, o Juventude decidiu usar as camisas de futebol para que esta mensagem chegue de forma clara e direta aos mais próximos.

Com isso em mente, lançou o vídeo “O jogo da vida”, que exibe duas histórias com desfechos opostos, justamente para que o público perceba a importância da doação de órgãos. Guilherme Menezes contou sua história explicando a felicidade de ter recebido um rim no ano de 2015, interrompendo quatro anos de espera e longas sessões de diálise. Já Patrícia Schroeber contou a história do irmão Paulo, que faleceu em 2014 na fila de espera por um coração. Ainda assim, como um de seus últimos desejos, doou seus órgãos para que outras vidas fossem salvas em um gesto de generosidade.

Patrícia, torcedora do Juventude e Guilherme, torcedor do Grêmio, não falam de futebol ao longo do vídeo, mas vestem as camisas de seus times de coração justamente para dizerem que “no jogo da vida, não importa a camisa que você veste”. Essa é a forma que o Juventude escolheu para abordar o tema e relembrar ao público a importância de deixar claro a amigos e familiares quando se quer ser doador.

No Brasil, cerca de 50 mil pessoas aguardam por algum órgão na fila do transplante. Já o número de pacientes que estavam esperando por algum tipo de transplante, mas acabaram perdendo a vida antes de conseguir chega a aproximadamente 2.500 por ano.

Para divulgar a campanha, as camisas de jogo do Juventude na partida diante do Corinthians, nesta terça-feira (7), em jogo válido pela 19ª rodada da Série A do Brasileirão, estarão com os selos de doadores de órgãos exatamente iguais aos que serão colocados pelos torcedores de qualquer time em qualquer camisa levada ao Estádio Alfredo Jaconi durate todo o mês.