Se dentro de campo a Juventus não vive uma grande fase, fora dele o clube italiano busca aumentar seu alcance digital no mundo todo com o lançamento do Juventus Creator Lab, hub de inovação que agregará vários profissionais para a criação de conteúdos audiovisuais do time mais vencedor de Campeonatos Italianos da história.
Recentemente, a Juventus foi punida com a perda de 15 pontos no Campeonato Italiano por ter sido considerada culpada de fraude fiscal na contratação de jogadores. O time está na sétima posição, com 32 pontos, e a 12 do Milan, o primeiro clube na zona de classificação para a próxima edição da Champions League. Caso consiga reverter a punição, subiria para a terceira posição, empatada com a Internazionale, a vice-líder, com 47 pontos.
Alheio a isso, o Juventus Creator Lab é uma tentativa de aprimorar o relacionamento do clube com os fãs ao redor do planeta. A equipe é composta por profissionais de diversas áreas: designers, videomakers, escritores, influenciadores digitais, streamers e criadores de conteúdo para redes sociais, entre outros.
Os projetos do Juventus Creator Lab abrangem todo o clube, desde a equipe principal, a feminina e as categorias de base, até os campeões que tornaram a Juventus lendária ou aqueles, como o Team Jay, dedicados à base de fãs mais jovem.
A ideia é a criação de um vasto e variado portfólio de produção para satisfazer aos gostos de quem já é torcedor da Juventus, mas também para atrair um novo público, talvez ainda distante do futebol, e chamá-lo para a paixão do jogo por meio das histórias da equipe.
Amazon Prime Video
A primeira produção do núcleo já estreou no Prime Video, plataforma de streaming da Amazon: “Federico Chiesa – Back on Track”. A série documental foi lançada na Itália no dia 3 de fevereiro, mas ainda não está disponível no Brasil.
O filme acompanha a longa jornada do atacante desde a lesão sofrida em janeiro de 2022, no Estádio Olímpico de Roma. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o jogador foi ao chão gritando de dor. Havia rompido o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
A partir daí, o documentário segue o longo processo de dez meses de recuperação, no qual Chiesa teve que se redescobrir como jogador e ser humano. O filme mostra a intimidade do atleta, sua relação com a família e os companheiros de equipe, e ainda seu novo amor.