A LaLiga anunciou, nesta terça-feira (17), um acordo de patrocínio com a empresa sul-coreana TVM, que passará a ser parceira oficial da liga no metaverso. Com duração inicial de dois anos e meio, ou seja, até o final de 2024, o contrato permitirá a integração dos atuais parceiros da LaLiga na realidade virtual por meio de dispositivos digitais.
Pelo acordo, a TVM criará o Triverse, “o metaverso do esporte”, um universo virtual de realidade aumentada que terá um espaço exclusivo da LaLiga e que será focado na experiência do torcedor. Além disso, juntando-se a esse universo, as propriedades esportivas poderão abrir um novo canal para se comunicar e interagir com fãs e usuários.
“A LaLiga está sempre procurando novas maneiras de oferecer seu melhor produto para um público global. Para isso, precisa contar com os melhores parceiros no processo. O acordo com a TVM como parceiro global é prova disso, o que nos permitirá chegar a um ecossistema com potencial inigualável como o metaverso é”, destacou Jorge de la Vega, diretor comercial e de marketing da LaLiga.
“Acredito que o futebol é emoção, é paixão, e no momento em que descobrem e conhecem esse mundo digital e têm novos lugares para aproveitá-lo e viver isso, os torcedores poderão desfrutar da melhor liga do mundo, como a nossa”, afirmou Carles Puyol, ídolo do Barcelona e embaixador da LaLiga.
“A tecnologia está em constante e rápida mudança e movimento. Nós também devemos estar prontos para o próximo avanço tecnológico. Por enquanto, essa transformação digital é uma das melhores maneiras de entregar com sucesso um conteúdo esportivo digital combinado com conteúdo não esportivo para os usuários do metaverso. Juntamente com a LaLiga, a TVM criará um mundo em que nada é impossível e tudo se torna possível”, revelou Yoon Chul Kim, vice-presidente da TVM.
Conteúdos oficiais dos clubes, como coletivas de imprensa, anúncios de contratações, destaques de jogos e entrevistas com jogadores, serão oferecidos dentro do metaverso. Além disso, quando os usuários consumirem estes conteúdos, ganharão certas recompensas e pontos de experiência, que poderão ser usados para ganhar dinheiro na vida real.
“O sistema de recompensas girará em torno de NFTs. Como tecnologia blockchain e NFTs andam de mãos dadas, naturalmente, teremos nossa própria plataforma de negociação para NFT. Os usuários ingressarão como fãs de uma determinada propriedade esportiva e terão que dedicar tempo e energia para construir sua cidade de fãs. Em algum momento, eles poderão ver e comparar como sua cidade de fãs está em comparação com outras cidades do clube”, finalizou Josh Kim, diretor administrativo da TVM.