LaLiga será a primeira competição do mundo a disponibilizar aos torcedores as bolas oficiais usadas em gols marcados nas partidas. A iniciativa acontece após acordo com a Gol-Ball e estará disponível a partir do dia 8 de janeiro, durante a 16ª rodada do Campeonato Espanhol.
“Ao longo de minha carreira como jogador, só recebia uma bola depois de marcar três gols numa partida. Mas você não tinha certeza de que era a bola com a qual você realmente marcou qualquer um dos gols”, lembra Samuel Eto’o, ex-atacante do Barcelona e embaixador de LaLiga.
“Se tivéssemos sido capazes de identificar a bola que marcou o gol, meus colegas e eu teríamos pedido para ficar com elas. Se esse é um momento histórico para nós, então imagine o que poderia significar para um torcedor”, completa.
Tecnologia
Em jogos de futebol profissional, mais de uma dúzia de bolas são distribuídas ao redor do campo para evitar perda de tempo. Quando uma delas sai, outra é imediatamente lançada para retomar o jogo; quando um gol é marcado, essa bola é rapidamente devolvida ao centro do campo, e à medida que o jogo continua, é misturada com todas as outras bolas.
O Gol-Ball desenvolveu um processo regulado de patente para identificar as bolas com as quais os gols são marcados. A LaLiga é a primeira competição a entregar essas bolas aos torcedores, criando o conceito de “bola marcadora de gols”.
“Substituímos o leilão e a licitação de alguns pela colaboração de muitos. Estamos orgulhosos de que todos os nossos fãs possam ter acesso a esses colecionáveis, tanto em sua forma física como digital”, diz Andrés Rodriguez, CEO da Gol-Ball.
“Ists é o que a Web3 inspira: Se contribuímos um pouco entre muitos, podemos conseguir muito mais do que quando uma única pessoa faz tudo”, acrescenta.
Conceito
Essas bolas agora serão colocadas à venda através de mecanismos de engajamento dos fãs que serão divulgados no próximo dia 8 de janeiro.
“O conceito da bola de gol não existia. Nós inventamos e registramos através de uma série de pedidos de patente que permitirão aos fãs em todo o mundo ter acesso a esse novo colecionável. Nós a chamamos de Gol-Ball”, conta Fede Giuliani, CTO da Gol-Ball, que tem experiência de ter trabalhado em quatro unicórnios (startup que atinge valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão).
A iniciativa transformou a ideia das bolas colecionáveis em patente da Gol-Ball.
“A Gol-Ball surpreendeu o mundo ao criar uma coleção oficial na Web3 que é apoiada por um objeto completamente novo e de valor inestimável no mundo físico: a bola marcadora de gol. É uma ponte entre o mundo real e o digital. Nós nos orgulhamos de LaLiga por inovar e oferecer aos fãs maneiras de se sentirem mais conectados emocionalmente com seus clubes e ídolos”, completa Oscar Mayo, diretor geral executivo de LaLiga.