Pular para o conteúdo

“Letterboxd do Futebol” evidencia o hábito da Geração Z de “trackear” e criar comunidades

Jovens no TikTok lançaram um app que permite avaliar partidas, clubes e jogadores de 0 a 10, escrever reviews, interagir em grupos e acompanhar partidas assistidas, criando um diário personalizado da experiência esportiva

"Letterboxd do Futebol" aproveita o desejo dos torcedores de transformar o acompanhamento esportivo em uma experiência interativa - Reprodução

Jovens no TikTok lançaram um app que permite avaliar partidas, clubes e jogadores de 0 a 10, escrever reviews, interagir em grupos e acompanhar partidas assistidas, criando um diário personalizado da experiência esportiva. O lançamento foi realizado nesta semana, antes do início da nova temporada europeia.

A plataforma é chamada de “Letterboxd do Futebol”, rede social para fãs de cinema que permite avaliar filmes, escrever resenhas, criar listas e interagir com outros usuários. Com 17 milhões de usuários em janeiro de 2025, tem forte presença jovem: metade tem menos de 35 anos, sendo o grupo de 16 a 24 o maior. Essa fórmula, adaptada para o futebol, aproveita o desejo dos torcedores de transformar o acompanhamento esportivo em uma experiência interativa.

O crescimento do “tracking” (registrar, avaliar e compartilhar rotinas e performances) é tendência em vários setores. Apps como Strava (corrida/ciclismo) e Gymrats (treinos) mostram que gamificação e personalização dos dados aumentam o engajamento, com desafios, rankings e interações sociais. O Strava, por exemplo, cresceu até 40% no engajamento ao transformar registros em experiências coletivas.

Para essa demanda, apps como o Clutch oferecem ferramentas que tornam o esporte uma experiência digital completa, permitindo registrar, avaliar e compartilhar cada sessão, seja para evolução pessoal, motivação, competição ou diversão, integrando a experiência esportiva a uma comunidade.

Veja o vídeo neste link.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as terças-feiras, às 9h09.