LFU formata pacote de TV aberta dividido entre Record e YouTube para direitos do Brasileirão

Corinthians, principal time da LFU, enfrenta o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Corinthians, principal time da LFU, enfrenta o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A Liga Forte União (LFU) fez uma proposta, por meio da LiveMode, sua parceira na comercialização de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, de que um dos pacotes disponíveis à venda seja dividido entre Record e YouTube. A informação foi publicada pela Folha de S.Paulo e confirmada pela Máquina do Esporte.

Pelos direitos de um jogo por rodada em plataformas abertas, cada player (Record e YouTube) pagariam algo em torno de R$ 200 milhões por campeonato.

O contrato seria válido por três temporadas (2025 a 2027), já que a LiveMode tem a expectativa de que esses direitos se valorizem nos próximos anos. Esse período já havia sido proposto ao SBT, primeira emissora aberta a fazer proposta pelo Campeonato Brasileiro. A oferta do canal, porém, foi retirada depois que houve sinalização de que não seria aceita.

A intenção do comitê do Forte União que cuida de venda de direitos de TV não passa por assinar um acordo de longo prazo, ao contrário do que fizeram os clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que assinaram por cinco anos com a Globo para todas as plataformas (TV aberta, TV fechada, streaming e pay-per-view).

Cazé TV

Os valores exatos ofertados pelos direitos em plataformas abertas das partidas dos times da LFU são mantidos sob sigilo tanto do lado da LiveMode como de Record e YouTube. Caso feche com Record e YouTube, a LiveMode já garantiria cerca de R$ 400 milhões aos clubes por temporada.

No caso da rede social de vídeos, esses direitos seriam repassados a um canal que pudesse operacionalizar as transmissões. O favorito para isso é a Cazé TV, curiosamente canal da própria LiveMode.

As empresas já têm parceria semelhante nas transmissões do Campeonato Paulista, um caso que é visto como muito bem-sucedido pela direção do YouTube inclusive fora do país. As receitas com a venda de cotas comerciais seriam divididas entre LiveMode e YouTube.

Se adquirir os direitos do Brasileirão, o YouTube teria oferta de jogos ao vivo durante praticamente todo o ano, já que o Paulistão começa no final de janeiro e o Campeonato Brasileiro termina no início de dezembro.

Plataformas pagas

Outros dois pacotes seriam ofertados ao mercado, esses para o que a LiveMode chama de “plataformas fechadas”, o que incluiria canais de TV por assinatura, como Sportv e ESPNB, streaming pagos, casos de Amazon Prime Video, Max e Paramount+, e pay-per-view, como Premiere, da Globo.

Cada um desses pacotes teria direito a 2,5 jogos por rodada, já que na configuração atual a LFU conta com 12 times na primeira divisão. Haveria redução de partidas disponíveis e diminuição no valor do contrato caso o Forte União tenha menos clubes na Série A do Brasileirão a cada ano.

Na classificação atual do Brasileirão, por exemplo, o grupo perderia quatro times na elite (Corinthians, Fluminense, Cuiabá e Atlético-GO estão na zona do rebaixamento) e veria subir apenas três e de menor apelo (Mirassol, Novorizontino e América-MG). A Libra, por sua vez, cresceria em representatividade, com o acesso do Santos, atual líder da Série B.

Mas a tragédia para LiveMode e LFU seria a queda do Corinthians, seu principal chamariz para valorizar os direitos de transmissão do Forte União no mercado.O Timão está em 17º lugar na classificação geral, com 21 pontos em 22 jogos, mesmo número de pontos do Vitória, clube da Libra, primeiro clube fora do Z4.

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