A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) terá uma situação inédita na Série A do Brasileirão em 2026, desde que houve a separação dos clubes com a Liga Forte União (LFU). Com os acessos e quedas para o ano que vem, a Libra passou a ter 10 times na elite, o mesmo número de times da LFU.
Participarão do Campeonato Brasileiro 2026 e são filiados à Libra: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Remo, Santos, São Paulo e Vitória. Nenhum time da Libra foi rebaixado, enquanto a equipe paraense voltará à Série A após um intervalo de 31 anos.
Por outro lado, a LFU viu quatro de suas equipes serem rebaixadas: Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport Recife. Como compensação, ganhou Coritiba, Athletico e Chapecoense na elite no ano que vem. O trio se junta a Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Mirassol e Vasco.
Globo
Segundo a Máquina do Esporte apurou, o contrato da Libra com a Globo não prevê aumento de remuneração pelo fato de o bloco de clubes contar com dez equipes no ano que vem. No entanto, já há conversas da direção da Libra com a Globo para que haja um acréscimo de valor. O montante, porém, ainda está em discussão.
No contrato da LFU com a Globo, por outro lado, há queda no pagamento, já que os times do Forte União irão oferecer menos partidas como mandantes no ano que vem. Neste ano, a Globo teve em média 4,5 jogos dos times da LFU por rodada (o Prime Video tinha o direito de uma partida exclusiva). Em 2026, em média, a Globo terá o direito de 4 jogos para suas plataformas.
Dirigentes de clubes da LFU ouvidos, porém, afirmam que essa redução é praticamente proporcional, já que haverá uma equipe a menos para dividir o pagamento da TV.
Por outro lado, segundo apuração da Máquina do Esporte, não há previsão de redução nos pagamentos nos contratos firmados por LFU com Record, YouTube (que repassa esses direitos à CazéTV) e Amazon Prime Video para a LFU por conta da queda de representatividade na Série A no ano que vem.
