A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) confirmou a Mubadala Capital, grupo de investimentos de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) como investidora nos direitos comerciais da nova liga que será criada. A informação havia sido antecipada nesta segunda-feira (7) pela Máquina do Esporte.
O processo competitivo foi conduzido pelo banco BTG Pactual e pela Codajas Sports Kapital (CSK), e aprovado por unanimidade na Assembleia Geral da Libra, realizada na própria segunda-feira (7).
A resolução concede um período de exclusividade ao Mubadala Capital para “a negociação e formalização da documentação definitiva relacionada ao investimento no veículo comercial da Libra que fará a distribuição e venda de direitos de transmissão e comerciais do campeonato”.
O Comitê de Investimentos, formado por membros de Libra, BTG Pactual e CSK negociará os contratos definitivos e informará os clubes integrantes da entidade.
Divisão dos clubes
Para que o negócio se concretize em sua plenitude, porém, ainda é necessário que os clubes que formam a Libra e as equipes que se associaram à Liga Forte Futebol (LFF) façam a unificação das entidades.
Atualmente, fazem parte da Libra: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.
Já a LFF é integrada por: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.
O Bahia é o único time, entre os 40 clubes das Séries A e B, que ainda não aderiu a nenhum dos lados.