A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU) anunciaram a venda conjunta dos direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro. Será a primeira negociação conjunta dos dois blocos de clubes.
Segundo o comunicado conjunto, “o acordo representa um avanço significativo nas negociações para a estruturação de uma liga única no futebol nacional”.
Na Série A, porém, houve negociações separadas. A Libra vendeu seus direitos em todas as plataformas para a Globo (TV Globo, Sportv e Premiere), enquanto a LFU fatiou esses ativos em quatro empresas: a própria Globo, além de Record, Amazon e YouTube.
“Esse é um passo fundamental na construção de um modelo mais sólido e integrado para o nosso futebol. Estamos muito felizes por avançarmos juntos nessa negociação, que fortalece a posição dos clubes e beneficia toda a indústria do esporte no Brasil”, afirmou Marcelo Paz, CEO do Fortaleza e presidente da LFU.
Do lado da Libra, recentemente havia sido formado um Comitê de Integração, que é integrado por Leila Pereira, presidente do Palmeiras; André Rocha, CEO do Red Bull Bragantino; Marcelo Teixeira, presidente do Santos; e Roger Aguilera, presidente do Paysandu.
No mesmo encontro também foi constituído um comitê para a Série B, integrado pelos quatro clubes da Libra que estão na Segundona: Remo, Paysandu, Ferroviária e Volta Redonda. A ideia já era conseguir o entendimento para a venda conjunta dos direitos de TV da segunda divisão.
“Estamos muito felizes de conseguir essa união para a venda conjunta”, destacou Flávio Horta Jr., presidente do Volta Redonda, que recentemente aderiu à Libra.
“Esperamos que esse pioneirismo alcance o sucesso almejado e sirva de exemplo para todas as demais propriedades e divisões. Temos a convicção de que essa união para a venda conjunta irá maximizar as receitas para a Série B”, acrescentou o dirigente.
Para o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt, o alinhamento entre os clubes da Série B mostra que houve evolução após anos de afastamento entre os dois grupos.
“Essa parceria demonstra maturidade e um alinhamento estratégico essencial para o futuro da liga unificada. O futebol brasileiro tem um potencial gigantesco, e esse é apenas o primeiro passo para maximizar o valor e a competitividade do nosso produto no cenário global”, afirmou o dirigente.
Pacotes
A negociação dos direitos de TV dos clubes da LFU vem sendo conduzida pela Peak Sport Media. Segundo a Máquina do Esporte apurou, foram oferecidas duas possibilidades ao mercado: 2 ou 3 pacotes. Nos últimos tempos, a segunda opção é a que encontrou maior receptividade.
O grupo já tinha algumas conversas mais avançadas com empresas de mídia. No entanto, foi avaliado que a venda conjunta garantiria uma maior rentabilidade aos clubes. Com isso, as negociações foram retomadas já com o pacote completo de jogos da Série B do Brasileirão.
“Uma liga brasileira com todos os clubes é uma realidade que precisa ser construída, não vai aparecer pronta. Esse passo, com a Série B unida por Libra e LFU, é mais um passo importantíssimo e concreto nessa direção. E um grande exemplo de que essa construção é possível”, declarou Silvio Matos, diretor-executivo da Libra.
Atualmente, a LFU conta com 16 times na Série B: Amazonas, América-MG, Athletic-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.