Líder do Brasileirão, Botafogo é terceiro clube com mais inscrições nas redes sociais em julho

Tiquinho Soares festeja o gol da vitória do Botafogo sobre o Guaraní (PAR), pela Copa Sul-Americana - Vitor Silva / Botafogo

Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, produzido pelo Ibope Repucom, o Botafogo voltou a aparecer, depois de mais de três anos, entre os três clubes com mais inscrições nas redes sociais.

Com 450 mil novos seguidores registrados em julho, o clube carioca ficou atrás apenas das duas maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians, que superaram a marca de 470 mil inscrições cada um no mesmo período. Com esse resultado, o líder do Campeonato Brasileiro ultrapassou os 5 milhões de seguidores em seus perfis nas redes sociais e subiu para a 13ª posição na classificação geral entre os clubes brasileiros. 

O time carioca ainda liderou o ganho de novos inscritos em seu perfil no TikTok, com mais de 170 mil novos fãs, além de estar entre os cinco melhores desempenhos entre os times brasileiros em todas as plataformas monitoradas. O Botafogo não figurava entre os três melhores desempenhos mensais desde o levantamento de março de 2020.

Além disso, os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 3,3 milhões de seguidores durante o mês passado. Os cinco que mais se destacaram foram Flamengo, Corinthians, Botafogo, São Paulo e Vasco. Juntos, foram responsáveis por cerca de 2,1 milhões de novas inscrições, ou 63% do total entre todos os clubes analisados no período.

Flamengo e Corinthians

O Flamengo teve o melhor saldo do último mês ao acumular quase 500 mil novas inscrições no combinado de suas redes. O time rubro-negro, além de liderar o crescimento no Twitter, também ultrapassou a marca de 18 milhões de seguidores em sua conta oficial no Instagram, plataforma que concentrou dois terços dos ganhos do clube em julho.

Já o Corinthians registrou o segundo melhor desempenho de julho ao alcançar pouco mais de 470 mil novos seguidores no acumulado de suas plataformas. Com o resultado, o clube paulista caminha para a marca dos 35 milhões de inscritos. 

Vale destacar que o time de Parque São Jorge concentrou praticamente 70% de seu crescimento em seu perfil oficial no Instagram, plataforma em que liderou no ganho de seguidores no último mês e chegou à marca dos 10 milhões de fãs.

São Paulo e Vasco

O São Paulo ocupou a quarta posição em volume de crescimento no último mês. Foram 436 mil novas inscrições no combinado de suas contas. Com isso, o time do Morumbi ultrapassou a marca de 20 milhões de seguidores entre seus canais oficiais.

Na quinta posição do ranking, o Vasco, lanterna do Brasileirão, surpreendeu ao registrar 220 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas, apesar da péssima fase do clube dentro de campo. O time de São Januário concentrou praticamente todo o resultado entre seus canais no Instagram e no TikTok.

Sair da versão mobile