A Liga de Futebol Profissional (LFP), que organiza a Ligue 1, não encontrou interessados pelos direitos nacionais de transmissão de nenhum dos cinco lotes disponíveis à venda para a competição no período de 2024 a 2029. Com isso, a LFP negociará de maneira direta e individual com os grupos de mídia que possam se interessar pelo torneio. O objetivo é anunciar um parceiro na próxima terça-feira (24).
A LFP queria superar € 800 milhões de arrecadação com esses pacotes, meta que é considerada exagerada pelas plataformas de transmissão. Entre os lotes à venda, dois se destacam. Um deles, no valor de € 530 milhões, é considerado premium, por consistir nas duas primeiras escolhas de jogos de cada dia ao vivo e de maneira exclusiva, além da quarta opção no regime de partilha de direitos.
Já o segundo pacote inclui o restante dos jogos ao vivo e um exclusivo, contando também com a quarta opção compartilhada pelo titular do primeiro lote. Além disso, terá direito à reprise de dois jogos transmitidos pelo titular do pacote premium. Nenhuma das ofertas atingiu os valores pedidos nem os outros três lotes disponíveis.
Conversas
Um dos candidatos que poderá participar da nova etapa de licitação é o Canal+, parceiro histórico do Campeonato Francês, mas que se desentendeu com a liga nos últimos anos. Mediapro e Amazon são outras plataformas que devem conversar com a Liga de Futebol Profissional.
A LFP também destacou que está adiando a venda dos direitos audiovisuais da Ligue 2, a segunda divisão da França, para se concentrar em encontrar um comprador que esteja próximo dos valores que pede. A ideia é que, com a futura venda de direitos de TV no exterior, a liga consiga atingir € 1 bilhão de arrecadação no próximo ciclo.