O ex-jogador de basquete Earvin “Magic” Johnson expandiu seu portfólio de investimentos esportivos com a compra de parte do Washington Spirit, equipe da NWSL, liga norte-americana de futebol feminino.
“Da quadra de basquete à sala de reuniões, Earvin sabe como vencer, e estamos felizes em contar com sua expertise como parte do nosso fantástico grupo de investidores”, disse Michele Kang, sócia majoritária do clube.
“Seu comprometimento não apenas reflete a força do nosso clube, jogadoras, torcedores e marca, mas também envia uma mensagem poderosa sobre o crescimento e o impacto dos esportes femininos globalmente”, acrescentou.
Magic Johnson acumula participações minoritárias em outras franquias esportivas norte-americanas, como o Los Angeles FC, da MLS. O ex-jogador também é sócio do Washington Commanders (NFL), Los Angeles Dodgers (MLB), Los Angeles Sparks (WNBA) e Team Liquid (e-Sports).
“Estou animado para me juntar ao grupo de investidores do Washington Spirit em um momento tão crucial na história do clube. Fazer parceria com Michele Kang e sua equipe para promover o crescimento do Washington Spirit e da NWSL é uma oportunidade incrível”, afirmou o ex-atleta.
Números
De acordo com uma avaliação feita pelo veículo especializado Sportico, o Washington Spirit vale aproximadamente US$ 54 milhões. A participação adquirida por Magic Johnson, bem como os valores envolvidos, não foram divulgados.
Em 2023, a franquia movimentou US$ 6 milhões, valor que deve ser maior em 2024 com o aumento de suas receitas de patrocínios e outras fontes, potencializadas pelo interesse crescente nos esportes femininos.
Sob a direção de Michele Kang, a franquia obteve maior engajamento de seus torcedores. Desde a chegada da empresária, o clube triplicou a média de público no estádio, que passou de 5 mil para 14 mil pessoas.
Além disso, a equipe também passou por melhorias de infraestrutura, que incluem o estabelecimento de um departamento médico e de desempenho, bem como um centro de pesquisa focado no treinamento de mulheres.