O Manchester United anunciou, nesta segunda-feira (31), a renovação do contrato com a Adidas como fornecedora oficial de material esportivo do clube até 30 de junho de 2035. A marca alemã pagará £ 90 milhões por temporada (R$ 548 milhões, na cotação atual) aos Red Devils, totalizando £ 900 milhões (R$ 5,48 bilhões) ao longo de todo o acordo. Trata-se do maior contrato já assinado entre um clube e uma fornecedora esportivo em toda a história da Premier League.
O novo acordo ainda conta com dois adendos. Em qualquer uma das temporadas que fazem parte do acordo, o valor pode aumentar, caso o clube consiga conquistar um título. O “detalhe” é válido para Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra (FA Cup). Por outro lado, se o time não se classificar para a Champions League por duas ou mais temporadas consecutivas, o valor pode diminuir.
O aumento máximo possível será de £ 4 milhões por ano, e a redução máxima possível será de 30% do pagamento aplicável para o ano em que houver a segunda ausência na Champions League.
De acordo com a imprensa britânica, o novo contrato é ainda mais robusto que o atual acordo entre o time e a marca, que entrou em vigor em 1º de agosto de 2015, também com validade de dez anos, no valor de £ 75 milhões por temporada (£ 750 milhões no total). À época, a Adidas substituiu a Nike na camisa dos Red Devils.
“A relação entre o Manchester United e a Adidas é uma das mais icônicas do esporte mundial, forjada por meio de um compromisso compartilhado com estilo e, mais importante, alto desempenho. Com suas raízes na década de 1980, nossa parceria foi reinventada na última década com alguns dos designs e tecnologias mais inovadores em roupas esportivas. Agora estamos ansiosos para renovar esta poderosa parceria novamente até o final desta década e na década de 2030”, destacou Richard Arnold, CEO do Manchester United.
“Adidas e Manchester United são duas das marcas mais importantes do futebol internacional, e é muito natural para nós continuarmos nossa cooperação. Vamos combinar tradição e inovação para agradar jogadores e torcedores. Estamos ansiosos para continuar nossa parceria com um dos clubes mais emblemáticos do futebol”, celebrou Bjorn Gulden, CEO da Adidas.
Vale lembrar que, quando o assunto é licenciamento, a parceria assinada em 2015 incluía direitos de marca dupla, mas não direitos de marca única ou o direito de criar e operar escolas de futebol da marca Manchester United e canais físicos ou on-line de varejo. No comunicado oficial publicado no site do clube, não houve menção de qualquer ajuste sobre esses temas.
No entanto, uma novidade garantida pelo Manchester United é que o novo acordo aumentará o foco na equipe de futebol feminino do clube, que foi reintroduzida no futebol inglês em 2018.