Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / 335º gol no Maracanã

Mercado Livre ativa patrocínio ao Flamengo com homenagem ao pai de Zico

Redação Publicado em 03/08/2021, às 14h51

Patrocinador do Flamengo, o Mercado Livre escolheu o maior ídolo da história do clube carioca, Zico, para protagonizar a campanha de Dia dos Pais 2021. Com criação da agência GUT São Paulo, a ativação tem como objetivo retratar o amor e o carinho existente entre pais e filhos.

No vídeo, Zico é convidado a ir ao Maracanã para marcar o 335º gol dele no estádio. Só que o ex-jogador não sabe que um sistema de inteligência artificial foi usado para reproduzir a voz de seu pai, José Antunes Coimbra, falecido em 1986. Já no centro do gramado, Zico ouve o pai pedir a ele que marque mais um gol. Com problemas de coração, Seu Antunes não chegou a ver, em vida, um gol marcado pelo filho no estádio mais icônico do mundo e do qual é o artilheiro histórico.

Para recriar a voz de Seu Antunes, foi criado um dicionário de voz personalizado que constrói uma minibase de fala a partir de gravações já existentes e materiais suplementares de timbre similar. Com essa base, usou-se um vídeo do arquivo pessoal de Zico. Adaptado a um sistema de síntese neural, o dicionário produziu um novo texto com fala sintetizada, recriando, a partir de diversas edições, a voz do pai do Galinho de Quintino.

"Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá. Ele se foi há mais de 30 anos, e eu sempre falei para o meu filho que gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo. Foi um sonho realizado poder ouvir a voz do meu pai novamente. Nunca imaginei que fosse possível e tive esse desejo atendido. O mundo mudou, e a tecnologia possibilitou ter, mesmo que por poucos momentos, a sensação e a alegria de ter meu pai comigo novamente", comentou Zico.

"Quisemos criar uma conexão entre os pais e filhos que estão longe e também com os apaixonados por futebol ao destacar a história do jogador Zico, ícone do Flamengo. Além disso, nosso filme quer mostrar que nunca é tarde para se realizar sonhos", explicou Thais Nicolau, diretora regional de branding do Mercado Livre.

"Essa é uma campanha inspiracional, que fala sobre como as relações entre pais e filhos transpassam barreiras físicas. Hoje, a tecnologia nos proporciona infinitas novas possibilidades para despertar sentimentos no público. Esse é o objetivo da campanha: aflorar os sentimentos das pessoas pelas suas figuras paternas, sejam elas quem forem, em qualquer lugar", destacou Bruno Brux, diretor executivo de criação da GUT São Paulo.

Patrocinador do Flamengo desde o último mês de abril, o Mercado Livre está focado em ativar a parceria nas últimas semanas. Na semana passada, por exemplo, também de olho no Dia dos Pais, a empresa criou o FlaTV Game Show, uma mistura de entretenimento, conteúdo e uma nova experiência de compra ao vivo. Ao todo, serão oito lives que contam com a participação de atletas dos times masculino e feminino do clube.