Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Fechado

Minas Gerais proíbe competições esportivas a partir de quarta-feira

Redação Publicado em 16/03/2021, às 12h15

Imagem Minas Gerais proíbe competições esportivas a partir de quarta-feira
Escalada da pandemia no Brasil deve voltar a paralisar competições esportivas; São Paulo e Minas Gerais proibiram jogos
Divulgação

O governo de Minas Gerais decidiu proibir a realização de eventos esportivos de entidades de outros estados. Na manhã desta terça-feira, o governador Romeu Zema anunciou que o estado passa a ser classificado para a fase roxa, em que hotéis são proibidos de receber turistas e apenas os serviços essenciais ficam abertos. A medida é válida para toda Minas Gerais e fará com que a Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol tenham problemas para realizar partidas de competições organizadas por elas e que foram remarcadas para Belo Horizonte.

"Seria muito incoerente a gente tomar uma medida tão dura, tão restrititva como essa que estamos tomando no Estado e permitir e permitir que jogos de outros Estados acontecessem aqui em Minas Gerais, lembrando que, na onda roxa, os hotéis não podem receber turistas. Fica inviável o recebimento de jogos de outros Estados na onda roxa. Por definição, ela não vai permitir essa circulação. Na circulação entre Estados, as barreiras sanitárias vão aboradar se estão indo para serviçoes essenciais ou não", disse ao jornal "O Tempo" o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

As restrições passam a valer a partir de quarta-feira, dia 17, quando São Bento e Palmeiras jogariam pelo Paulistão. A FPF tomará uma decisão na tarde desta terça-feira de como dará prosseguimento ao campeonato, já que Minas Gerais e Rio de Janeiro, locais estudados para mandar jogos, recusaram receber o Paulistão. 

Além do duelo do estadual, Minas Gerais tem cinco jogos envolvendo times de outros estados marcados para algumas de suas cidades. Nesta terça-feira acontecem duas partidas da Copa do Brasil Sub-20: Trem-AP x Avaí, às 15h, e Real Ariquemes-RO x Náutico, às 20h30, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Os jogos foram confirmados, já que as restrições só valem a partir de quarta-feira.

Com a obrigatoriedade do cancelamento dos jogos, a partida entre Marília e Criciúma, pela primeira fase da Copa do Brasil, e o duelo do Paulistão, terão de encontrar um outro lugar para ser realizado.

"O futebol não poderá funcionar, pela obviedade do momento e de hotéis não poderem funcionar", completou Fábio Baccheretti, que não soube precisar se as medidas também afetarão a continuidade do Campeonato Mineiro. 

"Nós realmente consideramos incoerente a manutenção de qualquer tipo de jogo. Iremos discutir com as federações para achar alguma conclusão sobre isso. O jogo não é só a estada do jogador em campo e os riscos sanitários para isso. Vamos avaliar ao longo do dia sobre isso", ressaltou o secretário.