O muro de led erguido pela Sports Hub no Allianz Parque para jogos do Palmeiras no Brasileirão estaria atrapalhando a visibilidade de torcedores que estejam no primeiro lance da arquibancada do estádio.
Uma publicação postada pelo perfil Palestrudo, feito pelo palmeirense Marcel Ramalho, o Birigui, viralizou no Instagram ao mostrar que o espaço destinado a cadeirantes teria a visão encoberta por conta da parede de led criada pela agência de marketing para valorizar os parceiros comerciais que compram espaço nas placas do estádio.
“Isso aqui é inadmissível, gente. O setor para portadores de necessidades especiais [PNE], no Allianz Parque. Olha só a visão dos caras. Perdem metade do campo ali. Isso aqui é bizarro. Isso aqui é uma placa de publicidade de uma empresa que chama Sports Hub” ”, afirmou Birigui no vídeo..
“Mas o Palmeiras foi permitir que eles fizessem uma muralha de placa ali na frente do torcedor”, acrescentou.
No vídeo (veja abaixo), de fato, a visão do setor está bastante encoberta. Quando criou o chamado led duplo, Sérgio Gomes, sócio-diretor da Sports Hub, chegou a afirmar, em entrevista à Máquina do Esporte, que haviam sido feitos vários testes para que o torcedor que estivesse no lance de arquibancada mais próximo ao gramado pudesse ter a visão da linha lateral do campo.
“Nunca ninguém tinha tentado fazer isso no Brasil. Desde o final do ano passado estamos testando”, contou Gomes.
O empresário admitiu que havia tido dificuldade para ajustar o led duplo no estádio palmeirense.
“No Allianz Parque não conseguíamos fazer porque atrapalhava a visibilidade do público sentado na primeira fileira do estádio”, admitiu o diretor da Sports Hub, acrescentando que após ajustes o problema teria sido solucionado.
Visibilidade
A ideia da Sports Hub com a iniciativa foi valorizar os ativos comerciais das placas de publicidade. O led duplo possui altura de 1,96 m, enquanto o led simples, comum nos demais estádios do Brasileirão, possui só 0,98 m.
Essa “parede publiciitária” está postada apenas na linha lateral em que há a transmissão da TV. Atrás dos gols e no lado oposto do campo há apenas o led simples. De fato, na televisão, as empresas que adquirem os espaços publicitários do Allianz conseguem uma visibilidade maior.
Segundo relatório do Ibope Repucom, o retorno publicitário para as empresas que anunciam no espaço é 45% maior do que em 2023, quando era utilizado o led simples.
Contrato
A Sports Hub, atual detentora desse contrato com o Palmeiras, já anunciou a renovação do acordo para o novo ciclo de direitos do Brasileirão. Em março, clube e empresa divulgaram a renovação do compromisso entre as partes até 2029.
Pela renovação, o Palmeiras conseguiu o pagamento de R$ 315 milhões. Como comparativo, esse contrato é 31,3% superior ao que o Corinthians assinou com a Brax Sports Assets para a Neo Química Arena pelo mesmo período. O Timão irá receber R$ 240 milhões no período.
O contrato só é inferior ao que o Flamengo irá ganhar da mesma Brax pelos próximos cinco anos para seus jogos como mandante, principalmente no Maracanã. O Rubro-Negro ganhará R$ 330 milhões. Ou seja, apenas 4,8% a mais do que o Palmeiras.
Outro lado
Procurada para comentar o caso, a Sports Hub afirmou que está ciente do problema e está buscando achar alguma solução.
“A Sports Hub tomou conhecimento do caso e trabalha internamente com a S.E.Palmeiras e o Allianz Parque na resolução do ocorrido”, afirmou a empresa.