O Museu do Futebol será palco do lançamento do livro “1970: o Brasil é tri”, escrito pelo jornalista Thiago Uberreich (Editora Letras do Pensamento). O evento acontecerá no auditório da instituição, na próxima terça-feira (21), a partir das 19h.
Durante o lançamento, haverá um bate-papo do autor com Hélio Alcântara, jornalista esportivo; Patrícia Venerando, filha do ex-goleiro Félix, titular em 1970; e Wladimir, ex-lateral do Corinthians. Os livros estarão à venda no local e, ao final do bate-papo, Uberreich autografará as obras.
O livro
Nos anos 2000, uma enquete com jornalistas apontou a seleção brasileira de 1970 como a melhor da história, e o Mundial disputado no México como a “Copa das Copas”. Neste livro, Uberreich mostra a trajetória daquele time e, mais de 50 anos depois, conta detalhes da vitória.
O enredo passa pelo fracasso da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1966, realizada na Inglaterra, a escolha de João Saldanha para comandar a seleção, a campanha nas eliminatórias, a polêmica queda do treinador, a chegada de Zagallo, a preparação inédita feita no México e a descrição, jogo a jogo, até o duelo final contra a Itália, no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Além disso, o autor aborda a influência militar na seleção no período mais duro da ditadura, o perfil dos financiadores da então CBD (hoje CBF) e os bastidores da estreia da TV brasileira em Copas do Mundo.
Serviço
Lançamento do livro “1970: o Brasil é tri”
Data: 21 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Museu do Futebol