Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Premier League

NBC triplica valor e renova direitos de transmissão da Premier League nos EUA

Gigante americana acertou renovação após "batalha" intensa com CBS e ESPN pelos direitos de transmissão

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 19/11/2021, às 12h29

Jogadores do Liverpool comemoram gol em partida da Premier League - Reprodução / Twitter (@premierleague)
Jogadores do Liverpool comemoram gol em partida da Premier League - Reprodução / Twitter (@premierleague)

A NBC renovou o acordo de direitos de transmissão da Premier League para o mercado americano. O novo contrato foi fechado por seis anos e gira em torno de US$ 2,7 bilhões, ou seja, US$ 450 milhões por temporada. Em setembro, havia a expectativa de que os números chegariam a US$ 300 milhões anuais, o que já seria o dobro do que a empresa de mídia de propriedade da Comcast vem pagando pelo contrato em vigência desde 2016. Ou seja, o novo contrato vale o triplo do que terminará na atual temporada.

O acordo da NBC com a Premier League cobrirá todos os 380 jogos de cada temporada e irá até a temporada 2027/2028. A primeira divisão do futebol inglês teve grandes índices de audiência nos Estados Unidos, mesmo quando outros esportes sofreram durante a pandemia. Nesta temporada, as transmissões têm obtido uma média de 609 mil espectadores, a mais alta desde a campanha de 2015/2016 e um aumento de 14% em relação ao ano passado.

A NBC enfrentou nesta temporada uma forte concorrência na licitação pelos direitos de transmissão, em especial da CBS, pertencente ao grupo Viacom e famoso por suas séries policiais, e da ESPN, canal de TV fechada dedicado a transmissões esportivas, que fizeram uma oferta conjunta durante a segunda rodada de licitações. 

O novo acordo ajudará os clubes da Premier League a amenizar as perdas de receita que foram registradas durante o período mais grave da pandemia de Covid-19. A liga pretende utilizar parte dessa receita para ajudar clubes de divisões inferiores na Inglaterra.

“O interesse na Premier League está aumentando cada vez mais e é ótimo ver a crescente demanda global para assistir aos nossos jogos e se envolver com a liga”, resumiu Richard Masters, presidente-executivo da Premier League.

No Brasil, os direitos de transmissão do Campeonato Inglês pertencem ao Grupo Disney, que utiliza ESPN Brasil e Fox Sports, na TV fechada, além do aplicativo de streaming Star+, para transmissão dos jogos.