Nestlé transforma catadores de recicláveis em “novos Tites” em campanha pelo meio ambiente

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado no próximo domingo (5), a Nestlé lançou a campanha “Craques da Seleção”, que tem como objetivo valorizar o papel dos catadores de materiais recicláveis e reforçar a importância da separação de resíduos para a natureza.

Para chamar atenção para o tema, a marca decidiu fazer uma analogia com o futebol, esporte mais popular do país, e “convocou os brasileiros a se tornarem craques dessa seleção”, destacando a reciclagem como um compromisso que deve ser compartilhado entre empresas, governos e a sociedade em geral.

“Como parte da nossa jornada para a regeneração, que visa proteger e restaurar o meio ambiente, temos o compromisso de promover iniciativas e o desenvolvimento de soluções inovadoras, além de olhar para a questão da educação ambiental e engajar as pessoas sobre as mudanças de hábitos que podem resultar em um mundo mais sustentável para todos. Acreditamos que, juntos, podemos praticar atitudes que regeneram”, explicou Barbara Sapunar, diretora de sustentabilidade, comunicação e branding da Nestlé Brasil.

A ação envolve também mais de 30 mil colaboradores da Nestlé no “Desafio da Seleção”, um concurso interno da empresa que tem como meta educar e estimular os colaboradores de todo o Brasil a trazerem materiais recicláveis. A unidade que coletar a maior quantidade de materiais ganhará um prêmio, enquanto todos os materiais coletados serão destinados para cooperativas parceiras.

“A campanha destaca a importância da circularidade, um dos nossos pilares no Brasil. Estamos falando em reciclagem e impacto social positivo para nutrir o que faz bem, nutrir a natureza, a relação com as pessoas e a economia circular. Para isso, apoiamos e desenvolvemos parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis, que são agentes fundamentais nessa jornada regenerativa: eles são verdadeiros agentes ambientais, responsáveis por aproximadamente 90% da reciclagem no Brasil”, acrescentou a executiva.

Com a temática do futebol como pano de fundo, a campanha transformou os catadores em “Técnicos da Seleção”, que convocam a população a fazer a sua parte na seleção de resíduos.

“Nosso objetivo é usar uma abordagem nova e popular para furar bolhas e levar o hábito da reciclagem para um público maior”, afirmou Marlon Abrahão, diretor de criação da HOC, agência responsável pela criação da campanha e pela estratégia de conteúdo.

Além de parcerias para o incentivo à reciclagem, a Nestlé vem atuando também na renovação das embalagens. Atualmente, 97% dos invólucros da empresa no mercado brasileiro são desenhados para serem reciclados ou reutilizados. A empresa também conta com o EcoBot, chat no WhatsApp que responde ao consumidor se um item é reciclável e indica opções de locais de descarte e coleta seletiva disponíveis, bastando informar a cidade ou o CEP.

De acordo com a Nestlé, a campanha “Craques da Seleção” terá seu ápice com um mutirão de reciclagem no Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, que promoverá oficinas, ações de conscientização e distribuição de brindes, tudo com a presença dos “técnicos catadores”. As marcas Nescau, Nespresso, Ninho, Moça, Dolce Gusto, Nature’s Heart, NHS/Fiber +, Purina, a Iogurteria Nestlé e os sorvetes Nestlé estarão presentes com ações para toda a população, como teatro de fantoches, oficina de brinquedos e exposição de carroças elétricas.

O evento será realizado no próximo sábado (4), das 9h às 17h, de forma gratuita, e contará ainda com influenciadores e personalidades que se relacionam com o tema. Neste fim de semana, versões regionais serão realizadas em outras 16 cidades do Brasil, com a expectativa de coletar materiais recicláveis e impactar cooperativas locais.

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