O Newcastle anunciou que o Noon, empresa ligada ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), proprietário do clube, será um dos novos patrocinadores da equipe para a temporada 2022/2023. O Noon foi fundado pelo empresário Mohamed Alabbar, dos Emirados Árabes Unidos, mas atualmente tem o PIF como um de seus proprietários.
“O Noon.com é uma marca de enorme sucesso e influência no Oriente Médio, e estamos muito satisfeitos em nos unir para oferecer aos torcedores da região novas maneiras de se envolver com o clube”, afirmou Dale Aitchison, chefe de parcerias comerciais do Newcastle.
A plataforma de comércio eletrônico ocupará o espaço da manga da camisa. O valor do acordo não foi divulgado, mas Kieran Maguire, especialista em finanças de futebol, acredita que o Newcastle deva receber aproximadamente £ 7,5 milhões por ano pelo acordo.
Esse valor, se confirmado, é um tanto elevado se comparado a outros clubes da mesma posição do Newcastle na Premier League. Atualmente, os patrocinadores de manga de camisa nos clubes do campeonato que estão fora da lista dos chamados “Big Six” (Liverpool, Manchester City, Manchester United, Arsenal, Tottenham e Chelsea) são negociados entre £ 500 mil e £ 2 milhões por temporada.
Ligações com o PIF
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, acionista majoritário de Newcastle, é um parceiro comercial significativo do Noon, que tem sede em Riad. A marca se autodenomina o “principal destino de compras on-line do Oriente Médio”. O novo patrocinador substitui a Kayak, cujo contrato expirou no fim da última temporada.
“Estamos extremamente orgulhosos de nos tornarmos um parceiro estratégico importante do Newcastle, um dos clubes mais famosos do futebol mundial”, disse Ali Kafil-Hussain, CEO do Noon.com.
O Newcastle divulgou que o novo parceiro dará ao clube mais oportunidade de atingir torcedores no Oriente Médio. Os fãs da região poderão, por exemplo, encomendar os uniformes 2022/2023 do time pelo Noon.
“O Noon.com é uma marca de enorme sucesso no Oriente Médio. Estamos muito satisfeitos em oferecer aos torcedores da região novas maneiras de se envolver com o clube”
Dale Aitchison, chefe de parcerias comerciais do Newcastle
“Uma maneira de conseguir essa ligação com os torcedores do Oriente Médio é criando um modo rápido e eficiente para a torcida da região encomendar mercadorias oficiais do Newcastle. Estamos muito satisfeitos que os torcedores possam utilizar o Noon.com para usar orgulhosamente seus uniformes para a nova temporada”, destacou Aitchison.
Além do logotipo na manga da camisa, o Noon estará presente nos dias de jogos no Estádio St. James’ Park e nos ativos digitais do Newcastle.
“Estamos ansiosos para trabalhar com o Newcastle como um clube com um forte senso de comunidade e uma história vibrante”, afirmou Kafil-Hussain.
Lavagem de dinheiro
A Premier League chegou a proibir, em outubro do ano passado, que proprietários patrocinassem o próprio time. O veto havia sido imposto por temor de que a chegada do PIF ao Newcastle fizesse com que as regras de fair play financeiro fossem burladas. No entanto, a regra foi derrubada apenas dois meses depois.
As preocupações sobre a proximidade da ditadura da Arábia Saudita com o Newcastle, porém, persistem, apesar de a Premier League receber “garantias legalmente vinculativas” de que o reino saudita não seria efetivamente o dono do clube.
“Estamos orgulhosos de nos tornarmos parceiros estratégicos do Newcastle, um dos clubes mais famosos do futebol mundial”
Ali Kafil-Hussain, CEO do Noon.com
Um novo acordo com uma empresa saudita apoiada pelo Estado só levaria a mais perguntas. O lançamento do terceiro uniforme do Newcastle, nesta semana, também não ajudou muito. A camisa branca com detalhes em verde é a mesma usada pela seleção saudita.
Fotos do terceiro uniforme já tinham vazado em maio, levando a ONG de direitos humanos Anistia Internacional a considerá-lo como uma “evidência clara” de lavagem de dinheiro feita pelo regime do país do Golfo Pérsico utilizando o Newcastle.