Em duas semanas, Neymar fez com que o Santos tivesse um crescimento digital maior do que o Flamengo conseguiu em todo o ano de 2024, quando liderou o quesito no país. Todo o processo da volta do atacante para o clube que o revelou gerou uma enorme comoção nas redes. Isso fez com que, só no primeiro mês de 2025, o Santos ganhasse mais de 4,5 milhões de seguidores. O crescimento foi maior desde o dia 19 de janeiro, quando pela primeira vez saiu a notícia de que Neymar regressaria ao clube.
O compilado foi feito pela equipe de comunicação do Santos e enviado com exclusividade para a Máquina do Esporte. Os dados são relativos até a manhã deste domingo (2). Só para se ter uma ideia de como foi absurdo o salto santista no digital, o Flamengo, que em 2024 foi o clube brasileiro com o melhor desempenho nas redes sociais no Brasil, teve um aumento de 4,18 milhões de fãs ao longo do ano.
Instagram e TikTok “bombam”
O Santos saltou de 14,1 milhões de fãs em 31 de dezembro de 2024 para 18,5 milhões. Isso representa um aumento de 30% na base de seguidores, em números compilados até a manhã deste domingo (2). Os destaques foram o Instagram (saltou de 3,5 milhões para 5,9 milhões de seguidores) e o TikTok (1,7 milhão de novos fãs em 2025).
Boa parte desse crescimento é computado à repercussão dos conteúdos produzidos pelo departamento de marketing santista envolvendo o seu novo-velho camisa 10. Os vídeos e fotos sobre Neymar no Instagram somaram mais de 450 milhões de visualizações, enquanto o conteúdo postado no TikTok somou 100 milhões de visualizações.
Os números ainda devem aumentar com a presença do atleta dentro de campo. O clube confirmou que a estreia acontecerá na próxima quarta-feira (5), em partida contra o Botafogo-SP, na Vila Viva Sorte, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista, às 21h35 (horário de Brasília). O jogo terá transmissão ao vivo da Record.
Neymar aumenta ganhos do Santos
A volta de Neymar ao Brasil quebrou todos os recordes de engajamento e conversa nas redes sociais nos últimos dias. Desde a primeira notícia do acerto, divulgada pelo “Diário do Peixe” em 19 de janeiro, o assunto tomou conta dos torcedores santistas e até de outros times.
Desde a confirmação do acordo, o Santos tem também faturado mais. O clube conseguiu ampliar a base de sócios-torcedores em mais de 10 mil pessoas na última semana, além de ter reativado sua loja on-line para aproveitar a apresentação de Neymar na última sexta-feira (31).
Além de aumentar as receitas do clube, Neymar já desembarcou no país faturando. O jogador pousou em solo brasileiro e já fez campanha comercial com o Mercado Livre. Agora, a expectativa é por novos acordos. Nesta semana, o clube discutirá com potenciais patrocinadores, já com o “fator Neymar” envolvido nos preços.