A Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgaram, neste domingo (7), as novas camisas da seleção brasileira, que serão utilizadas na Copa do Mundo do Catar entre novembro e dezembro. A nova coleção simboliza a “Garra Brasileira” e tem como protagonista a onça-pintada, que, segundo a marca, possui “a garra, espírito e resiliência da nação e também representa o estilo de jogo do Brasil: tão feroz quanto artístico”.
Para desenvolver a nova identidade para a seleção brasileira, a equipe de design da Nike se manteve fiel à história do time, ao mesmo tempo em que uniu tradição e criatividade, assim como tecnologia e sustentabilidade. Como resultado, a marca enxerga que o design exclusivo “estabelece um equilíbrio entre a exibição do orgulho nacional, a cultura jovem do país e a inovação para performance”.
Para representar a garra brasileira, a Nike produziu a campanha intitulada “Veste a Garra”, trazendo lendas do esporte, ícones da cultura brasileira e atletas da nova geração que espelham o orgulho nacional. Entre os nomes envolvidos estão Alisson, Richarlison, Rodrygo, Philippe Coutinho, Marquinhos, Matheus Cunha e Adriana, o atleta olímpico Paulo André, o ex-jogador Ronaldo, o rapper Djonga, o funkeiro MC Hariel, os streamers Gaules e Babi, a judoca Rafaela Silva e ainda Raphael Martins, líder do coletivo Meninos Bons de Bola.
O desenvolvimento para a nova coleção combina a ciência esportiva da Nike, incluindo uma coleta rigorosa de dados e insights, com um projeto computacional abrangente para criar um uniforme leve e de última geração. Os novos uniformes utilizam a tecnologia dri-fit adv, a mais avançada plataforma da marca americana para peças de roupa.
Segundo a Nike, os mapas de suor e calor corporal dos atletas foram fundamentais para projetar e estruturar a tecnologia nos uniformes. Utilizando os mapas de calor dos atletas e a tecnologia desenvolvida, os designers foram capazes de projetar o material pixel a pixel para fornecer um reforço preciso e ventilado para esfriar nos pontos exatos do corpo do atleta em que são mais necessárias.
As estampas computadorizadas inspiradas na onça-pintada são exclusivas da seleção brasileira. Na camisa amarela, mais do que uma referência visual, o padrão de impressão de onça ajuda na respirabilidade da peça, que proporciona um ajuste sem costura e adaptável que absorve o suor e reduz a distração para o atleta.
A camisa titular cria a releitura vibrante da cor introduzindo o “Amarelo Dinâmico”, que dá vida às pintas (rosetas) da onça-pintada espalhadas por toda a peça. Pela primeira vez, o segundo uniforme apresenta o “Azul Paramount” na barra das mangas e na gola, criando uma combinação que faz referência às três cores da bandeira nacional brasileira: o amarelo, o verde e o azul. Os shorts são azuis com a numeração em amarelo, enquanto os meiões brancos exibem detalhes em verde e azul que completam o visual do uniforme.
Assim como o primeiro uniforme traz tons e estampas vibrantes, o segundo também carrega as três cores da bandeira brasileira e o padrão da onça-pintada. Nele, a estampa com as pintas da onça aparece em um design moderno nas mangas da camisa “Azul Supremo”. O calção branco traz a numeração em verde, e os meiões azuis com detalhes em verde e amarelo completam o uniforme.
Nas duas camisas, do lado esquerdo do peito, o escudo da CBF, que ganhou tratamento exclusivo, aparece logo abaixo das cinco estrelas que simbolizam o pentacampeonato mundial. Na parte interna da camisa, na altura da nuca, há um grafismo especial em homenagem à “Garra Brasileira”, em uma referência tanto às garras da onça-pintada quanto “ao espírito determinado e resiliente das brasileiras e dos brasileiros”. Já a parte interna frontal da camisa amarela traz o detalhe da bandeira do Brasil.
“A seleção brasileira e sua camisa amarela são uma representação do nosso país e do nosso povo. Este ano, ao honrar um dos animais símbolos da nossa fauna, a onça-pintada, os uniformes são ainda mais especiais: nos lembram que podemos agir para criar um mundo melhor, ajudando a proteger o futuro do planeta e o esporte”, destacou Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
Os uniformes são feitos com 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas recicladas, reduzindo o desperdício e o impacto sem comprometer o desempenho das peças. O uso de poliéster reciclado reduz as emissões de carbono em até 30% em comparação com o poliéster virgem, e ajuda a desviar anualmente uma média de 1 bilhão de garrafas plásticas dos aterros sanitários e cursos d’água.
As primeiras peças estarão disponíveis exclusivamente para os membros Nike na página oficial da seleção dentro do site da marca nesta segunda-feira (8). Na próxima sexta-feira (12), todas as peças chegarão ao mercado brasileiro de maneira geral.