Pular para o conteúdo

Nike e Corinthians revivem linha Total 90 na nova camisa 3 do clube

Dessa vez em preto e laranja, uniforme homenageia time que conquistou o título do Brasileirão de 2005

Nova camisa 3 do Corinthians é predominantemente preta, com detalhes em laranja - Divulgação / Nike

A Nike e o Corinthians apresentaram, nesta quarta-feira (24), a nova camisa 3 do clube, que será usada no restante da temporada de 2025 e também no primeiro semestre de 2026. A estreia em campo será no próximo domingo (28), diante do Flamengo, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para o novo uniforme, a marca norte-americana decidiu homenagear a linha Total 90, que vestia o clube em 2005, ano em que o Corinthians conquistou o título do Brasileirão. De acordo com a Nike, trata-se do “resgate de uma era marcada por ousadia, autenticidade e muita entrega em campo”.

Nova camisa 3 do Corinthians remete à linha Total 90 usada em 2005 – Divulgação / Nike

Com o conceito “Total Corinthians”, a nova camisa tem como objetivo unir passado e presente Predominantemente preta, com o escudo do clube, o logotipo da Nike e alguns detalhes em laranja, conta com elementos visuais que remetem à estética do modelo usado há 20 anos.

O principal deles é o círculo Total 90, que agora abriga o número do jogador logo abaixo do Swoosh. A tipografia foi redesenhada, inspirada na fonte da época, e um emblema com o círculo e o número 90 dentro, colocado na parte interna da gola, à altura da nuca, serve para reforçar o legado visual da linha. Shorts e meiões pretos, com detalhes em laranja, completam o uniforme.

“O Corinthians é feito de histórias que atravessam o tempo e de camisas que carregam significados muito além das quatro linhas. Reviver 2005 com esse manto é homenagear uma geração que marcou o clube para sempre e, ao mesmo tempo, inspirar os novos protagonistas que hoje vestem essa camisa com o mesmo orgulho. A parceria com a Nike segue enaltecendo nossas raízes e olhando para o futuro com a grandeza que o Corinthians merece”, afirmou Vinicius Manfredi de Azevedo, superintendente de marketing do clube paulista.

Total Corinthians

Idealizada pela agência Wieden+Kennedy SP, as peças visuais têm Rodrigo Garro, Matheuzinho, Vitinho e André Ramalho, além da atacante Jhonson, do time feminino, como protagonistas.

As imagens da campanha apresentam esculturas esculpidas em rocha, com sete peixes que fazem referência à histórica goleada do Corinthians sobre o Santos no Estádio do Pacaembu. O gol esculpido remete diretamente à famosa ativação “Jaula” da Nike nos anos 2000, considerada pela marca como um símbolo da intensidade e da criatividade do futebol de rua. A clássica bola Total 90 também aparece como elemento nostálgico.

“Essa camisa representa uma ponte entre gerações. A Total 90 foi símbolo de uma era marcada por inovação e ousadia no futebol, e o Corinthians, com seus feitos históricos e personagens lendários, é o palco ideal para reviver e reinventar essa herança. A campanha ‘Total Corinthians’ é uma celebração da identidade única do clube e da nossa parceria, que segue mais forte do que nunca”, destacou Renato Aguiar, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

Imagens da campanha apresentam esculturas esculpidas em rocha – Divulgação / Nike

Nike até 2035

Vale lembrar que, há pouco mais de um mês, a Nike oficializou a renovação do contrato com o Corinthians até 2035, o que garantirá R$ 1,3 bilhão ao clube, além de fortalecer a estratégia da Fisia no país. Com isso, a colaboração completará 32 anos de história, uma das mais duradouras do futebol brasileiro.

Nos bastidores, a renovação com a marca norte-americana foi antecedida por uma intensa negociação com a Adidas. A marca alemã chegou a apresentar uma proposta considerada agressiva, com valores totais próximos a R$ 1,2 bilhão por dez anos de acordo. No entanto, a Nike acabou levando a melhor.

A camisa versão “jogador” conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (“Advanced Functional Innovative Technologies” ou “Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas”, em tradução livre), que entre outras coisas, usa os materiais básicos encontrados no Dri-Fit, tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida.

Já a versão “torcedor” conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-Fit, feito de microfibras de poliéster, que absorvem o suor da pele, transportando-o para a superfície do tecido, onde ele evapora mais rapidamente. Essa característica auxilia a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante treinos mais intensos.

A camisa já está disponível a partir desta quarta-feira (24) no site oficial da Nike, no aplicativo da marca e nos e-commerces da Centauro e da Shop Timão, além de lojas selecionadas da própria Nike, da Centauro e da Poderoso Timão.