Novo patrocínio máster? Entenda logotipo da Betclic na camisa do PSG na Copa da França

PSG entrou em campo com o site de apostas Betclic no espaço principal da camisa - Reprodução / Twitter (@PSGbrasil)

O Paris Saint-Germain foi eliminado da Copa da França nesta quarta-feira (8), ao perder para o Olympique de Marselha. Mesmo atuando com o time completo, à exceção do atacante Kylian Mbappé, o time parisiense foi derrotado por 2 a 1 e deu adeus à competição na fase de oitavas de final.

Além de ver um time recheado de estrelas ser derrotado por um dos principais rivais, quem assistiu ao jogo pode ter achado que o PSG trocou de patrocinador máster de uma hora para outra, uma vez que a companhia aérea Qatar Airways sumiu do espaço principal e deu lugar ao site de apostas Betclic. Mas não, não houve mudança. A “culpa” é do torneio.

A Copa da França é conhecida por ser uma competição com algumas regras no mínimo esquisitas com relação ao que se vê normalmente no futebol mundial. Alguns clubes, por exemplo, são obrigados a viajar muitas e muitas horas de avião pelo fato de que equipes de Guiana Francesa, Martinica, Mayotte, Nova Caledônia, Tahiti, Ilha da Reunião, São Martinho e São Pedro e Miquelão, todos territórios ultramarinos franceses, também participam do torneio.

O patrocínio máster na camisa é outra questão estranha relacionada à competição organizada pela Federação Francesa de Futebol (FFF) e cujas regras estão em vigor desde sua criação, na longínqua temporada de 1917/1918. Todas as equipes que disputam a Copa da França são obrigadas a entrar em campo com um patrocinador principal diferente daquele que usam na Ligue 1, Ligue 2 ou qualquer outro torneio, inclusive europeus, como a Champions League.   

A regra é que o time precisa escolher, sim, isso mesmo, escolher um dos parceiros da competição e entrar com a logomarca de um deles no espaço principal da camisa pelo qual o patrocinador do clube desembolsa, às vezes, milhões e milhões de euros.

Atualmente, de acordo com seu site oficial, a Copa da França possui como parceiros principais o banco Crédit Agricole, o site de apostas Betclic e a varejista Intermarché. Ao visitar a página oficial da competição, o que se vê é um festival apenas das duas primeiras marcas se alternando no espaço máster das camisas dos clubes, com a terceira ocupando a propriedade das costas, acima dos números, e a barra frontal do lado direito dos calções em todos os uniformes.

Nenhuma outra marca é permitida, com exceção, é claro, da fornecedora de material esportivo de cada clube, e a regra vale também para a Copa da França Feminina.

Em qualquer uma das partidas, um time aparece com a marca do Crédit Agricole, enquanto o outro veste Betclic no patrocínio máster. No caso do jogo que suscitou toda essa explicação, o PSG jogou com o site de apostas na camisa, enquanto o Olympique de Marselha ficou com o banco.

PSG e Olympique de Marselha se enfrentaram com patrocinadores diferentes dos habituais nas camisas – Reprodução / psg.fr

Isso não impede, no entanto, que a escolha possa ser outra em outro jogo. O próprio PSG já atuou com a logomarca do Crédit Agricole nesta mesma edição da Copa da França, quando goleou o Pays de Cassel na fase anterior, por exemplo.

Com Crédit Agricole no espaço principal da camisa, o PSG goleou o Pays de Cassel por 7 a 0 – Reprodução / Twitter (@coupedefrance)

A título de curiosidade, há outras questões que chegam a ser até um pouco bizarras nas regras do torneio. A numeração dos titulares, por exemplo, só pode ser de 1 a 11, como era antigamente, e o estilo dos números nas camisas de todos os times segue um mesmo padrão, não podendo ser diferente em nenhuma hipótese.

Mas o mais esquisito de tudo é que, em determinadas fases, só é permitido jogar com cinco cores no uniforme: branco, vermelho, azul, amarelo e verde. O time da casa deve sempre escolher entre o branco e o vermelho, enquanto o visitante fica com uma das outras três.

Caso o clube não tenha nenhuma das cores listadas, a própria FFF fica responsável pelo fornecimento dos uniformes com o auxílio da Nike, que é patrocinadora esportiva oficial da entidade. Para se ter uma ideia, essa regra obriga equipes como Guingamp (que tem o preto como uma das cores principais) e Toulouse (que tem o roxo como uma das cores principais) a não atuarem com suas cores tradicionais.

É assim desde 1917/1918 e não há nenhum tipo de “jeitinho” que possa ser dado. As regras são extremamente rígidas e devem ser respeitadas por absolutamente todos os clubes, desde os amadores até os profissionais, sem qualquer tipo de exceção.

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