Pular para o conteúdo

OAB-SP lança campanha “Elas Jogam Junto” no clássico São Paulo x Botafogo

Ação contra violência de gênero será realizada no Estádio do Morumbis antes da partida válida pelo Campeonato Brasileiro

Torcida do São Paulo lota o Estádio do Morumbis para jogo contra o Atlético Nacional, da Colômbia, pela Libertadores - Rubens Chiri, Nilton Fukuda e Paulo Pinto/São Paulo

Torcida do São Paulo lota o Estádio do Morumbis para jogo contra o Atlético Nacional de Medellín (COL), pela Libertadores - Rubens Chiri, Nilton Fukuda e Paulo Pinto / São Paulo

A OAB-SP, por meio da Comissão das Mulheres Advogadas (CMA), realizará, neste domingo (14), às 17h30 (horário de Brasília), uma ação de conscientização contra a violência de gênero no futebol. A iniciativa marca o lançamento do projeto “Elas Jogam Junto” e ocorrerá na abertura da partida entre São Paulo e Botafogo, válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP).

Antes do início do jogo, voluntárias da CMA entrarão em campo ao lado dos jogadores, carregando uma faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto – Basta de Violência Contra a Mulher”. A campanha também contará com camisetas, vídeos institucionais e mensagens exibidas no estádio.

LEIA MAIS: São Paulo x Botafogo: Onde assistir ao duelo da 23ª rodada do Brasileirão

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de partidas de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam em quase 21%. Além disso, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

Panorama

De acordo com o Atlas da Violência 2025, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados do Ministério da Saúde, 32,4% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência ao longo da vida por parte de um parceiro ou ex-parceiro, número superior à média global, que é de 27%.

A pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Datafolha e divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que 21,4 milhões de brasileiras (37,5% da população feminina do país) foram vítimas de algum tipo de agressão nos últimos 12 meses.

O levantamento também mostra que 91,8% das agressões ocorreram na presença de terceiros, sendo que em 47,3% dos casos os agressores foram observados por amigos ou conhecidos, em 27% por filhos e em 12,4% por outros parentes.

A campanha da OAB-SP busca ampliar a conscientização sobre esse cenário e promover ações preventivas em espaços de grande visibilidade, como os estádios de futebol.