Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Digital

Octagon, Ronaldo e TD Digital se unem para evento on-line de futebol

FTBL Experience será gratuito e realizado entre 8 e 12 de novembro

Redação Publicado em 31/08/2021, às 07h09

Em 2020, Ronaldo se uniu à WFS para criar fórum virtual sobre futebol - Divulgação
Em 2020, Ronaldo se uniu à WFS para criar fórum virtual sobre futebol - Divulgação

A agência de marketing esportivo Octagon Brasil, que tem o ex-jogador Ronaldo como sócio, anunciou uma parceria com a TD-Transformação Digital, empresa especializada na gestão de eventos digitais, para a criação do FTBL Experience, evento on-line de futebol voltado para o público final.

Segundo os organizadores, a ideia é que, por meio de inovações tecnológicas, os fãs possam ter uma experiência imersiva e interativa no futebol. Entre os dias 8 e 12 de novembro, o encontro virtual contará com a presença de ex-atletas como Kaká e Cafu, treinadores como Carlos Alberto Parreira, astros internacionais como o alemão Lukas Podolski, influenciadores como Fred, do canal Desimpedidos, atletas como Tamires, lateral-esquerda do Corinthians e da seleção brasileira, além de executivos como Marcos Braz, vice-presidente do Flamengo, e Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Nossa indústria está enfrentando o maior desafio da história em razão da pandemia. É preciso criar oportunidades em meio à crise, e tenho certeza de que unir os maiores entendedores e apaixonados pelo futebol neste momento é mais importante que nunca. Promover interação com o público em um evento on-line é um superdesafio, e estamos muito comprometidos em entregar algo totalmente inédito no mercado”, afirmou Ronaldo, em nota. 

Em 2020, o ex-jogador e a Octagon haviam programado realizar um grande evento de futebol presencialmente, mas a pandemia frustrou os planos. Para “compensar”, Ronaldo e a agência se uniram ao órgão espanhol World Football Summit para organizar o WFS Digital, experiência mundial que teve painéis de debate exclusivos sobre o mercado brasileiro.

Agora, com uma marca própria, o FTBL Experience trará debates sobre audiência, formação de ligas, futebol feminino, gestão de marketing, marcas e patrocínios. Serão cinco dias de evento, 100% gratuitos, em uma plataforma de navegabilidade intuitiva. Além disso, haverá recursos de gamificação e atividades interativas para aproximar ainda mais o fã de futebol.

“A tecnologia empregada em todos os eventos da TD será extrapolada no FTBL Experience permitindo para as marcas parceiras ativações inéditas no digital e, para a audiência, uma imersão no universo do futebol do início ao fim. A emoção do esporte será traduzida em cada detalhe do 3D, em um projeto pioneiro no Brasil”, disse Tiago Magnus, CEO da TD. 

A experiência será dividida em um formato de quadros programáticos. Embora a essência seja de um canal de futebol, o projeto vai além, transformando a participação da audiência em um elemento decisivo para o andamento do evento. O quadro “Ah, Se Eu Fosse Você!” é um desses termômetros de interatividade: o público presente poderá palpitar sobre os assuntos discutidos por dirigentes e jornalistas. E os fãs terão ainda total controle sobre o conteúdo dos quadros, podendo assistir quando e da forma que quiserem.

“Vamos explorar todo o potencial do formato digital e gerar muito conteúdo relevante para o público, com tecnologia de ponta e total interatividade. O evento virtual democratiza o acesso à informação do segmento esportivo que, antes, era de certa forma restrita e nichada. Esse acesso será gratuito em todos os dias do FTBL. A inovação do evento vai além do formato, mas também no conteúdo e ambiente. Vamos unir no mesmo contexto diferentes abordagens do universo do futebol: para o fã, a resenha, os momentos marcantes e as histórias de bastidores. Para o profissional da indústria, discussões que prezam pela evolução do mercado e senso de coletividade que o esporte tanto precisa. Estou certo de que essa experiência será incrível para todos os participantes, sobretudo para o futebol”, afirmou Eduardo Baraldi, CEO da Octagon Brasil.

Para engajar ainda mais o fã, haverá premiações para os participantes que inscreverem amigos no evento, como visitas guiadas aos grandes clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro, bolas e camisas autografadas, além de uma experiência exclusiva com Ronaldo, na Espanha.