A fabricante de bebidas energéticas Red Bull decidiu nomear três novos executivos-chefes, que ficarão responsáveis por diversas operações após a morte do fundador da empresa Dietrich Mateschitz, ocorrida no mês passado.
A informação foi confirmada pelo filho do fundador falecido, em um comunicado emitido pela empresa.
“Como proposto e desejado por meu pai e por mim, e apoiado por nossos parceiros tailandeses, um conselho de administração gerenciará os negócios da Red Bull”, afirmou Mark Mateschitz.
O novo conselho administrativo contará com Franz Watzlawick como executivo-chefe do negócio de bebidas, Alexander Kirchmayr como diretor financeiro e Oliver Mintzlaff como executivo-chefe de projetos e investimentos corporativos. Vale lembrar que, até poucos dias atrás, havia muitas dúvidas sobre o futuro da Red Bull no marketing esportivo.
Executivo deixa o RB Leipzig
Para assumir a nova função, Mintzlaff deixará o cargo de CEO do principal clube de futebol da marca, o RB Leipzig, da Alemanha. A partir de agora, o executivo passará a supervisionar todas as operações da Red Bull não relacionadas ao negócio de bebidas, incluindo as parcerias esportivas da marca.
Nos últimos anos, a Red Bull, que foi fundada por Mateschitz na década de 1980, ao lado do empresário tailandês Chaleo Yoovidhya, construiu um verdadeiro império esportivo, com equipes no futebol, automobilismo e hóquei no gelo.
Em seu novo cargo, Mintzlaff ficará à frente das equipes de Fórmula 1 da marca (Red Bull Racing e AlphaTauri) e também da rede de clubes de futebol no mundo todo, incluindo times nos EUA, Áustria, Alemanha e Brasil (Red Bull Bragantino), além da equipe de hóquei no gelo com sede em Salzburg, na Áustria.
Outro negócio do qual Mintzlaff cuidará é a Red Bull Media House, que controla a rede comercial austríaca Servus TV e outros canais dedicados a esportes radicais.