A plataforma de futebol digital OneFootball conseguiu um financiamento de US$ 300 milhões para impulsionar sua expansão para produtos digitais baseados na Web 3.0, como NFTs (tokens não fungíveis) para ligas, federações e jogadores em todo o mundo. O OneFootbal realizou uma rodada da Série D, que é uma arrecadação de investimentos para empresas já consolidadas, com menor risco, mas também rentabilidade menor.
O chamamento ao mercado foi liderado pelo Liberty City Ventures, fundo de blockchain, e também contou com a participação de Animoca Brands e Dapper Labs, que se tornarão parceiros em uma recém-criada joint venture OneFootball Labs Web 3.0. Outros participantes do chamamento foram DAH Beteiligungs, Quiet Capital, RIT Capital Partners, Senator Investment Group e Alsara Investment.
“O OneFootball levará dezenas de milhões de torcedores de futebol da Web 2.0 para a Web 3.0, mantendo a base da nossa plataforma: um compromisso com o torcedor do mundo real”, afirmou Lucas von Cranach, fundador e CEO do OneFootball.
Temos grandes planos para o futuro e essa bem-sucedida rodada de arrecadação de fundos da Série D, após investimentos estratégicos de longo prazo em negócios líderes de Web 3.0, nos ajudará a ir ainda mais longe.
A empresa acredita que a base de 100 milhões de usuários de seu aplicativo, juntamente com o envolvimento de alguns dos principais players de esportes no espaço emergente da Web 3.0, facilitará a adoção em massa de experiências baseadas em blockchain no futebol.
“Acreditamos que o futuro do futebol fora das arquibancadas e fora do campo será descentralizado e construído na Web 3.0, devolvendo a propriedade de dados e ativos digitais aos torcedores. O OneFootball e o OneFootball Labs transformarão as experiências digitais para os fãs de futebol, dando-lhes mais acesso, mais propriedade e os aproximando ainda mais do jogo que todos amamos, de uma maneira que nunca foi feita antes”, comentou o executivo.
Expansão do mercado
O OneFootball oferece uma variedade de conteúdo para seus usuários, incluindo notícias, placar da rodada, vídeos e transmissão de partidas de futebol ao vivo. Somente em 2021, veiculou 15 mil streams gratuitos ou por pay-per-view, além de vídeos sob demanda.
A plataforma trabalha com diversos parceiros no futebol, ajudando-os a alcançar novos mercados e monetizar seu conteúdo. O OneFootball afirma que vários parceiros, incluindo a Associação Argentina de Futebol (AFA) e os jogadores Alphonso Davies (Bayern de Munique), Raphael Varane (Manchester United) e Sadio Mané (Liverpool), entre outros, estão entre os que planejam lançar colecionáveis digitais por meio de sua plataforma. Itens e colecionáveis estarão disponíveis em várias faixas de preço e podem ser comprados e armazenados com apenas um e-mail e um cartão de crédito.
“Estamos empolgados em nos unirmos ao OneFootball para trazer o maior esporte do mundo ao nosso crescente ecossistema”, celebrou Mik Naayem, cofundador e diretor de negócios da Dapper Labs.
O potencial de apresentar mais de 100 milhões de usuários aos NFTs relevantes pela primeira vez será realmente inovador. Vemos isso como um catalisador para a adoção da Web 3.0 em larga escala para toda a indústria.
O CEO da Animoca Brands, Yat Siu, se juntará aos conselhos do OneFootball e do OneFootball Labs, enquanto o Dapper Labs fornecerá a infraestrutura e os serviços de blockchain Flow que alimentarão os serviços planejados da Web 3.0. Isso inclui o recém-anunciado mercado Aera NFT.
“No último ano, o universo esportivo progrediu no aproveitamento do potencial dos NFTs e dos jogos, oferecendo aos fãs novas experiências digitais baseadas nos importantes princípios da verdadeira propriedade digital e descentralização”, disse Siu.
“Trazer a Web 3.0 para o maior esporte do mundo, que é o futebol, por meio da nossa participação na joint venture OneFootball Labs, é como um casamento feito no céu”, acrescentou o executivo.