Amante de futebol ou não, é preciso concordar que os estádios de futebol são verdadeiros templos do esporte, da cultura, da arquitetura e da sociedade moderna.
Alguns carregam histórias centenárias envolvendo partidas memoráveis, eventos grandiosos e até mesmo sediando grandes acontecimentos da humanidade. Por isso, conhecer e visitar estádios é uma experiência única, digna de momentos inesquecíveis.
Se você é fã do esporte, a Betfair é um site de apostas de futebol e outros esportes, e esse é o momento perfeito para realizar uma aposta no seu time do coração.
Continue lendo o texto e confira a lista especial que fizemos com os cinco estádios de futebol mais importantes do mundo.
Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho) – Rio de Janeiro (RJ)
Com o nome oficial de Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, também apelidado carinhosamente de “Maraca”, foi fundado em 1950 e carrega o título de ser o maior estádio do Brasil até os dias de hoje.
O estádio já recebeu público de mais de 200 mil pessoas e foi o palco de grandes shows, eventos e partidas importantes de futebol, como o milésimo gol de Pelé, finais de campeonatos nacionais e internacionais como a Copa Libertadores da América e o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da Fifa.
O Maracanã também já foi o templo do futebol para a seleção brasileira. Ao todo, foram 106 jogos no estádio, contando partidas oficiais e amistosas, com 76 vitórias, 23 empates e sete derrotas (incluindo a fatídica Copa do Mundo de 1950).
Santiago Bernabéu – Madri (Espanha)
Inaugurado oficialmente em 1947, o Santiago Bernabéu, o estádio oficial do Real Madrid, só recebeu esse nome em 1955, em homenagem ao ex-jogador e presidente do clube.
O local é conhecido como um dos estádios de futebol mais importantes do planeta, tendo sediado diversas competições internacionais, como a Copa do Mundo de 1982, finais da Champions League e partidas da Euro de 1964.
Passando por reformas desde 2019, o estádio tem a capacidade total de abrigar 81 mil pessoas. O projeto de modernização inclui a implantação de um teto retrátil e a ampliação das áreas internas do estádio.
Inclusive, você pode apostar em futebol na Betfair na partida entre Real Madrid x Barcelona, que ocorre nesta quinta-feira (2), justamente no Santiago Bernabéu.
Camp Nou – Barcelona (Espanha)
Fundado em 1957, a casa do Barcelona é um verdadeiro ícone do esporte. O Camp Nou é o quinto maior estádio do mundo e o maior da Europa, com capacidade de abrigar 99.350 torcedores.
Além de ser o palco de grandes conquistas do Barça, o Camp Nou sediou várias partidas da Copa do Mundo de 1982, da Uefa Champions League e a final dos Jogos Olímpicos de 1992.
O estádio de futebol é considerado um verdadeiro ícone para os amantes do esporte e da arquitetura, tornando-se uma parada quase que obrigatória para quem visita a cidade de Barcelona, na Espanha.
Estádio Alberto J. Armando (La Bombonera) – Buenos Aires (Argentina)
É impossível falar dos estádios de futebol mais importantes do mundo e não citar La Bombonera, a sede do clube argentino Boca Juniors, localizado em um dos principais pontos da América Latina, a cidade de Buenos Aires.
Fundado em 1940, o estádio possui capacidade para 54 mil pessoas e é conhecido como um “território hostil” para seus adversários, já que é o templo de inúmeras partidas históricas da Copa Libertadores da América e a revelação de grandes craques argentinos, como Diego Maradona.
Old Trafford – Manchester (Inglaterra)
O Old Trafford, também carinhosamente chamado de “O Teatro dos Sonhos”, é um dos estádios mais antigos do mundo. Ele foi fundado em 1910, no distrito de Trafford, condado da Grande Manchester.
Casa do Manchester United e segundo maior estádio da Inglaterra, o estádio tem capacidade para 76.212 espectadores. O Old Trafford carrega uma emblemática história envolvendo a Segunda Guerra Mundial, em que foi parcialmente destruído.
Desde a sua reconstrução, o Teatro dos Sonhos se consagrou como um dos mais importantes estádios de futebol do mundo, tendo recebido partidas históricas da Premier League, da Copa do Mundo de 1966, da Euro de 1996 e ainda os Jogos Olímpicos de Londres 2012.