A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, afirmou que irá a Justiça contra o Flamengo para cobrar uma indenização pelo bloqueio de verba da Globo repassada aos clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
A atual diretoria do Rubro-Negro, que questiona os critérios de audiência do contrato atual, assinado pelo ex-presidente Rodolfo Landim, conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) bloqueando o repasse da Globo, detentora dos direitos de TV dos jogos dos times da Libra como mandante em todas as plataformas.
“Se a atual gestão do Flamengo acha que, por meio desta ação na Justiça do Rio, conseguirá mudar o acordo assinado pelo presidente Landim, pode tirar o cavalinho da chuva. O Palmeiras não fará qualquer concessão nem reabrirá um assunto que já foi discutido exaustivamente e está encerrado”, afirmou Leila, em entrevista ao GE.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, o caso está com o departamento jurídico do Palmeiras, mas ainda não há uma previsão sobre qual será a estratégia a ser seguida, nem quando o clube irá judicializar o caso.
Reclamações
Desde que era candidato, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, alegava que o atual contrato gerava um prejuízo de cerca de R$ 100 milhões ao Flamengo por temporada, mas que iria obedecer ao acordo que já havia sido assinado.
No entanto, neste ano, alegou que os critérios de audiência para a distribuição de 30% dos direitos de TV do contrato com a Globo não estavam claros. O dirigente reivindicou um repasse de R$ 23 milhões a mais para o Flamengo nesta temporada, o que motivou o envio de uma notificação extrajudicial à Libra e à Globo.
A demanda do clube carioca foi rejeitada por todos os demais membros da Libra na Série A do Campeonato Brasileiro: Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória. A proposta só teve o apoio do Volta Redonda, que atua na Série B, além do próprio Flamengo.
Insatisfeito com o resultado da assembleia da Libra e alegando que, pelo estatuto, seria necessário unanimidade para decidir sobre distribuição de recursos aos clubes, foi à Justiça para bloquear o pagamento da Globo.
Críticas
Como boa parte dos times que disputam a elite do futebol brasileiro é dependente da verba de TV, a ação do Flamengo gerou enorme insatisfação entre os membros da Libra.
Houve notas de repúdio d os demais membros, variando de um tom mais belicoso, como Santos e Palmeiras, para lamentações mais comedidas, caso de São Paulo e Bahia.
Desde que a liminar foi concedida, a Libra tenta, sem sucesso, derrubá-la na Justiça do Rio. O Palmeiras, porém, é o primeiro clube a admitir publicamente que tomará medidas judiciais contra o Flamengo.
“Vamos buscar na Justiça uma indenização pelo prejuízo que a conduta individualista e predatória do Flamengo está causando ao Palmeiras e aos demais clubes da Libra. Os nossos advogados já estão estudando o caso. Não aceitamos a pressão que o Flamengo está fazendo”, disse Leila ao GE.