Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Covid-19

Pandemia leva Japão a desistir do Mundial de Clubes, e FIFA busca nova sede

País já havia decidido não receber o Grande Prêmio de Fórmula 1 deste ano

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 08/09/2021, às 09h57

Mundial de Clubes da FIFA não é realizado no Japão desde 2016 - Reprodução
Mundial de Clubes da FIFA não é realizado no Japão desde 2016 - Reprodução

Assim como já havia feito com o Grande Prêmio de Fórmula 1, o Japão desistiu de receber o Mundial de Clubes da FIFA em 2021, que seria realizado de 9 a 19 de dezembro no país. A decisão foi tomada por conta do aumento do número de casos de Covid-19 em boa parte do território japonês, em especial nas grandes cidades. Vale lembrar que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram disputados por lá, mas com um ano de atraso e sem a presença de público.

A notícia foi veiculada primeiramente pela agência japonesa Kyodo News. De acordo com a publicação, a probabilidade de prejuízo financeiro por conta da ausência de torcedores nos estádios também foi levada em consideração para a desistência. A FIFA até cogitava permitir uma parcela reduzida de fãs in loco, mas o Japão era contra, assim como já havia sido na Olimpíada e na Paralimpíada.

Agora, a FIFA terá que correr para achar uma nova sede para a disputa do torneio, uma vez que, a princípio, faltam apenas três meses para a data original. Segundo a Kyodo News, há também a possibilidade de mudança de data, caso a busca por um novo país anfitrião seja mais difícil do que o esperado.

Tradicional sede do Mundial de Clubes em décadas passadas, o Japão não recebe o campeonato desde 2016. Nos dois anos seguintes, o torneio foi realizado nos Emirados Árabes Unidos. Já em 2019 e 2020, o Catar foi sede da competição.