Para ampliar audiência, SBT transmite Copa Sul-Americana no YouTube e TikTok

Equipe de transmissão do SBT pelo YouTube e TikTok - Lourival Ribeiro / SBT

Em busca de alcançar novas audiências nas transmissões da Copa Sul-Americana, o SBT tornou permanente a iniciativa de exibir os jogos da competição em suas plataformas nas redes sociais. Assim, o jogo Santos x Newell’s Old Boys, da Argentina, terá transmissão também no YouTube e no TikTok do SBT Sports. A partida será nesta terça-feira (6), às 21h30, mas nas redes sociais já haverá um pré-jogo mais alongado, com início às 20h50.

A emissora inicialmente testou esse formato, com uma transmissão mais descontraída do que a que aparece na TV aberta. A iniciativa deu tão certo que virou estratégia para atingir novos públicos.

“A iniciativa nasceu do nosso compromisso contínuo em inovar e expandir nossas ofertas ao público. Enxergamos uma oportunidade de integrar três pilares essenciais do entretenimento, televisão, rádio e internet, para fornecer uma experiência única e envolvente”, afirmou Carolina Gazal, diretora de conteúdo digital do SBT, em entrevista à Máquina do Esporte.

Para isso, o SBT montou uma equipe própria para a transmissão em suas plataformas digitais. A narração é de Rodrigo Muniz, o Diguinho Coruja, com comentários de Beto Oliver e Lelê Beppler.

“A inclusão de personalidades como Diguinho Coruja e uma equipe com vasta experiência em futebol e humor permitiu-nos fornecer um produto que é tanto informativo quanto divertido”, destacou Carolina.

Sucesso

A iniciativa só vingou no canal porque deu bom retorno de audiência e repercussão com novos públicos que o SBT pretendia atingir.

“A resposta às transmissões nas redes sociais tem sido extremamente positiva. Conquistamos uma audiência considerável e tivemos uma interação notável, tanto que nosso celular travou devido à atividade intensa no WhatsApp”, contou a diretora, que não abriu números sobre a iniciativa.

“Um dos feedbacks mais gratificantes que recebemos foi que a narração estava tão envolvente que superou até mesmo o jogo”, completou.

Geração Z

Ao apostar em conteúdos em plataformas como o TikTok, o SBT atinge uma parcela mais jovem da população, que se identifica com essa rede social. No entanto, a emissora não especifica se a ideia é ampliar a base de fãs do canal entre a Geração Z.

“Nosso objetivo é engajar os fãs de futebol que apreciam a resenha e o humor. Observamos que esse público tem sido bastante ativo durante as transmissões, o que mostra que estamos atingindo o objetivo de proporcionar um espaço em que podem se divertir e interagir com o SBT Sports”, disse Carolina.

Multiplataforma

A executiva diferencia o estilo de transmissão feita na TV aberta com as novas plataformas exploradas pelo canal. Para ela, o tom no SBT é de mais seriedade, enquanto o YouTube e o TikTok, até pelo próprio público buscado, permitem mais liberdade e descontração.

“Nosso conteúdo na TV aberta mantém a credibilidade e o profissionalismo, com a liderança de Téo José, Luiz Alano e nossa equipe de comentaristas e jornalistas”, analisou Carolina.

“Nas redes sociais, damos ênfase ao humor e aos memes. Percebemos que o público on-line aprecia essa abordagem mais descontraída. Portanto, nossas transmissões nessas plataformas são pensadas para atender a esse consumidor”

Carolina Gazal, diretora de conteúdo digital do SBT

Para a executiva, as transmissões em plataformas diferentes não canibalizam a audiência, já que o público tem suas preferências sobre as maneiras que desejam assistir aos jogos.

“O SBT está comprometido em ser o lugar onde o público pode encontrar entretenimento e conteúdo esportivo de qualidade, seja na TV aberta ou on-line”, afirmou Carolina.

“Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência possível em todas as plataformas, permitindo que os espectadores escolham como preferem consumir o conteúdo”, completou.

Anunciantes

Para o SBT, ao amplificar as maneiras de transmitir a Copa Sul-Americana, a emissora também consegue dar um retorno maior para seus parceiros comerciais na competição.

“O principal foco é garantir a maior exposição possível de marca em todos os nossos canais para os anunciantes que estão envolvidos nos patrocínios da Copa Sul-Americana no SBT”, revelou Luciana Valerio, diretora comercial do canal.

Com isso, a emissora pode fazer mais entregas aos patrocinadores das transmissões, nos diversos meios em que explora os direitos de mídia que detém da competição da Conmebol.

“Para isso, também já contamos com conteúdos específicos e exclusivos de esporte em todas as nossas redes sociais, sendo um dos principais a Futlive, apresentada pelo Fred Ring, que começa sempre após as nossas transmissões na TV, através do YouTube, TikTok, Facebook e do site do SBT”, finalizou Luciana.

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