Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Novo nome

Patrocínio muda para DHL Stadium nome de estádio da Copa de 2010

Estádio que foi considerado "elefante branco" do Mundial recebe principalmente jogos de rúgbi

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 04/10/2021, às 06h20 - Atualizado às 06h22

Estádio Green Point passará a se chamar DHL Stadium e abrigará o time de rúgbi DHL Western Province - Divulgação
Estádio Green Point passará a se chamar DHL Stadium e abrigará o time de rúgbi DHL Western Province - Divulgação

A empresa de logística DHL Express confirmou um acordo plurianual de patrocínio com o Cape Town Stadium, que assim passará a se chamar DHL Stadium. Erguido para a Copa do Mundo da FIFA em 2010, o estádio era até então chamado de Green Point e vem sendo mantido pela prefeitura da Cidade do Cabo, na África do Sul.

A construção do estádio foi duramente criticada à época, já que o rúgbi é o esporte mais popular da região e já havia outro estádio no local que era usado pela modalidade e poderia ser adaptado para a Copa do Mundo de futebol.

Agora, o DHL Stadium será reformado para abrigar mais um Mundial. Em 2022, ele será uma das sedes da Copa do Mundo de Rúgbi Seven. Em entrevista para apresentar o patrocínio, Ian Neilson, membro do Comitê de Finanças da cidade, disse:

“Precisávamos fazer isso acontecer [em 2010] pelas oportunidades econômicas e pelo prestígio de construção nacional que isso traria. No entanto, sabíamos que, após o evento, teríamos que torná-lo [o estádio] financeiramente sustentável”.

Segundo o membro do governo municipal, a prefeitura vem desde 2010 procurando encontrar “formas de reduzir o ônus de arcar com os custos operacionais do estádio”. As medidas tomadas agora fizeram com que o DHL Stadium recebesse novos espaços de hospitalidade, que foram locados para um parceiro em troca de um pagamento fixo, além da venda dos naming rights do estádio.

“É importante ressaltar que este estádio continua sendo uma instalação multifuncional para esportes e eventos”, finalizou Neilson, durante a entrevista coletiva.

O acordo reforça a presença da DHL no rúgbi sul-africano. A empresa de logística já havia patrocinado a turnê de verão do time britânico Lions para enfrentar o DHL Stormes em jogos amistosos no estádio. Além disso, a empresa é detentora do title sponsor dos dois principais times da Cidade do Cabo, o DHL Stormers e o DHL Western Province, que é o locatário-âncora do DHL Stadium.

Megan Collinicos, vice-presidente de marketing da DHL Express na África Subsaariana, disse que o novo acordo marca o primeiro patrocínio de direitos de nomes de estádios da DHL.

“Acreditamos que esta parceria seja uma evolução natural dos extensos patrocínios de esportes e entretenimento que temos globalmente. O DHL Stadium é mais do que uma instalação esportiva, já que possui muitos outros excelentes recursos de entretenimento e hospitalidade que a DHL está ansiosa para utilizar ao longo da parceria”, disse a executiva.

Lesley De Reuck, executivo-chefe do DHL Stadium, acrescentou: “O lançamento do DHL Stadium marca o início de uma nova era para o estádio. A DHL é sinônimo de excelência em todo o mundo. Eles são uma marca altamente reconhecida e respeitável, e temos orgulho de estar associados à DHL”.