Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Sustentabilidade

Penalty lança "bola mais sustentável do mundo" para o Paulistão 2022

Modelo é produzido com borracha natural, fio biodegradável e tecido reciclável obtido a partir de garrafas pet

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 10/11/2021, às 08h52

Bola S11 Ecoknit 2022, que será utilizada no Paulistão do ano que vem, possui certificação máxima da FIFA - Reprodução / YouTube (Penalty Brasil)
Bola S11 Ecoknit 2022, que será utilizada no Paulistão do ano que vem, possui certificação máxima da FIFA - Reprodução / YouTube (Penalty Brasil)

A Penalty apresentou, nesta terça-feira (9), a S11 Ecoknit 2022, considerada pela marca a bola mais sustentável do mundo e que será utilizada na disputa do Campeonato Paulista de 2022. O modelo possui certificação máxima da FIFA e é produzido com borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana-de-açúcar e tecido reciclável obtido a partir de garrafas pet.

De acordo com a Penalty, as tecnologias utilizadas na nova S11 foram discutidas após um convite do Comitê de Desenvolvimento Técnico da FIFA (Technical Advisory Group). A marca brasileira foi chamada para apresentar os avanços sustentáveis em uma bola de alta performance. À ocasião, estiveram presentes as principais marcas e fabricantes de equipamentos esportivos do mundo, além de algumas associações nacionais, algo inédito para uma marca nacional.

"Desenvolvemos novos materiais de fontes renováveis, que permitem que a nova S11 Ecoknit seja ainda mais sustentável. Uma bola veloz, confortável e precisa, testada e aprovada por atletas e laboratórios especializados. Estamos muito felizes com o resultado alcançado", afirmou Nilton Franco, gerente executivo de produtos da Penalty.

"Estamos sempre nos antecipando ao mercado, de olho nas tendências mundiais. A sustentabilidade é um grande desafio, e apresentar um produto com esta qualidade, que é a S11 Ecoknit, nos coloca em destaque no segmento mundial de bolas e frente à concorrência. A nova S11 promete ser sucesso nos jogos e de vendas em 2022", destacou Paulo Gaspar, gerente executivo de trade marketing e vendas da Penalty.

"A Penalty e o futebol paulista caminham juntos há anos em uma parceria que se renova e se reinventa a cada temporada. A cada ano, a Penalty nos surpreende com mais tecnologia e sustentabilidade na bola oficial do Paulistão", ressaltou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Segundo a marca, as características da nova bola permitem que ela seja mais confortável ao atleta e percorra o caminho correto, atingindo a direção que o jogador deseja, sem perder velocidade e precisão. Outra tecnologia utilizada é a Termotec, que garante resultados próximos a 0% de absorção de água. Com isso, a bola apresenta maior durabilidade, performance e velocidade.  

A nova S11 Ecoknit estará disponível para vendas a partir de janeiro de 2022, mês em que terá início o Paulistão, nas principais lojas esportivas do país e no e-commerce da Penalty.