Perto de inaugurar projeto social, Ítalo Ferreira visita Instituto Neymar Jr., na Praia Grande (SP)

Instituto do surfista, campeão olímpico e mundial, abrirá matrículas neste mês para iniciar atividades

Ítalo Ferreira, campeão olímpico e mundial de surfe, visitou o Instituto Projeto Neymar Jr. (INJR) na última terça-feira (2), para conhecer o trabalho educacional e esportivo exercido pelo projeto social na Praia Grande, no litoral paulista, e foi recebido pelos alunos.

“Acredito que [o Instituto] está contribuindo muito para as pessoas que estão aqui e fazem parte desse projeto, para todas as crianças que estão chegando, para todos os adultos que já saíram. Esse é o resultado do projeto. É o resultado de muita dedicação e esforço”, destacou Ítalo.

Durante a manhã, o surfista passeou pelas quadras poliesportivas e pelo campo, onde aproveitou para jogar vôlei e futebol com as crianças.

No prédio educacional, o destaque ficou para a aula de artes, em que os alunos prepararam uma surpresa e o presentearam com desenhos do atleta feitos em sala de aula.

“Todos os profissionais que estão aqui se doam 100% para esse projeto e, principalmente, o Neymar. Eu queria parabenizá-lo pelo projeto, por estar fazendo isso em retorno para a comunidade de onde ele veio, onde ele cresceu. Desejo muita sorte para todos, e que aproveitem cada momento nesse lugar especial”, disse Ítalo.

Esporte e educação

Após percorrer os 8.400m² de área construída do INJR, Ítalo Ferreira contou ter ficado impressionado com o projeto. Para o medalhista olímpico, o incentivo ao esporte é parte importante do papel exercido pelo Instituto na vida dos jovens.

“O esporte transformou a minha vida. Deus me deu esse talento, e a gente sabe que nem todo mundo quer ser um esportista, mas quer ter uma oportunidade na vida. Esses projetos dão essa oportunidade, dão essa luz para as crianças, para os jovens, mostram um caminho melhor a ser seguido”, enfatizou o surfista.

Inspiração para projeto

Ao se familiarizar com a atuação do INJR, Ítalo busca, também, inspiração para o projeto social que está desenvolvendo e que levará seu nome. O Instituto Ítalo Ferreira está sendo elaborado em Baía Formosa (RN), cidade natal do atleta. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que tem como pilares o esporte, a formação e a sustentabilidade.

Para o atleta, o Instituto é um sonho se tornando realidade.

“O meu Instituto vai inaugurar neste ano em Baía Formosa, lugar onde eu nasci e tenho um carinho enorme. Era meu sonho contribuir e dar oportunidade também para as pessoas que vivem nesse lugar, e acredito que vai ser incrível”, comemorou.

"O esporte transformou a minha vida. Deus me deu esse talento, e a gente sabe que nem todo mundo quer ser um esportista, mas quer ter uma oportunidade na vida. Esses projetos dão essa oportunidade, dão essa luz para as crianças, para os jovens, mostram um caminho melhor a ser seguido"

Ítalo Ferreira, surfista

“Espero que consiga dar grandes oportunidades e que eu possa fazer parte da vida das crianças e das pessoas que vão participar desse projeto”, acrescentou o potiguar.

Em agosto, o Instituto Ítalo Ferreira dará início às matrículas para começar as atividades em sequência. Ítalo relaciona a oportunidade de poder construir um projeto como seu Instituto com a primeira medalha de ouro olímpica de surfe da história conquistada por ele em Tóquio 2020.

“Depois da minha vitória na Olimpíada, tudo mudou. Gosto de falar muito sobre o meu Instituto e trazer essa conquista para dentro desse meu projeto, porque realmente está ajudando”, contou.

“E é através dessa vitória que eu consegui bons parceiros, pessoas que realmente estão ali para somar e que podem ajudar, junto comigo, esse projeto, e mudar a vida das pessoas que vão participar. Vai ser incrível. Eu falo que vou fazer de tudo enquanto estiver vivo para dar oportunidade e ajudar ao próximo”, finalizou.