Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Esporte & Educação

Pioneira, LaLiga lança programas educacionais para jogadores profissionais

"Global Players Program" visa fornecer o conhecimento e as ferramentas para o desenvolvimento profissional dos atletas

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 26/11/2021, às 09h48

Objetivo final do programa é aconselhar cada jogador sobre onde focar a carreira profissional no final da carreira esportiva - Divulgação / LaLiga
Objetivo final do programa é aconselhar cada jogador sobre onde focar a carreira profissional no final da carreira esportiva - Divulgação / LaLiga

Por meio de seu departamento educacional LaLiga Business School, a LaLiga está preparando o curso “Global Players Program” para jogadores da LaLiga Santander (primeira divisão) e da LaLiga SmartBank (segunda divisão). Promovida pelo banco Santander, com a Oxygen como parceira de e-Learning e em colaboração com a Associação Espanhola de Futebolistas (AFE) e a Players App, a iniciativa é mais um passo da LaLiga na questão da formação dos jogadores de futebol. Para a liga, investir nisso é criar oportunidades futuras na indústria do esporte, gerando uma alternativa à profissão atual dos atletas.

O “Global Players Program” é um programa educacional que visa fornecer aos jogadores o conhecimento e as ferramentas que eles precisam para o desenvolvimento profissional, tanto na própria indústria do futebol como em outros lugares, e durante e no final de suas carreiras. O objetivo final do programa, o primeiro do gênero entre as grandes ligas europeias, é aconselhar cada jogador sobre onde focar a carreira profissional no final da carreira esportiva. Para ajudar, Alberto García, ex-goleiro do Rayo Vallecano, será o orientador do programa, que proporcionará a visão de um jogador profissional de futebol que se aposentou recentemente, agregando ainda mais valor ao treinamento.

Atendendo aos horários incertos de trabalho dos jogadores de futebol, o curso será ministrado em diferentes formatos (presencial, streaming e on-line) para que os jogadores possam compatibilizar os seus treinos e jogos com o calendário escolar. Para isso, as aulas serão gravadas, e os tempos das avaliações serão adaptados aos horários de trabalho dos atletas. Por fim, os membros do curso receberão atenção personalizada de uma equipe de professores e tutores durante todo o programa.

“Este é um passo lógico para nós, porque desde 2018 nos preocupamos e nos envolvemos na formação de novos profissionais para a indústria. Os jogadores de futebol da LaLiga já possuem conhecimentos muito valiosos para o setor, mas com esta formação ofereceremos a eles uma oportunidade pioneira quando as suas carreiras no futebol terminarem”, afirmou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

“Temos orgulho de promover uma iniciativa pioneira como esta. No banco Santander, há muito acreditamos e apoiamos a formação como ferramenta fundamental para gerar um futuro melhor, e sermos capazes de promover um programa educacional para futebolistas profissionais em conjunto com a LaLiga é um marco muito importante para nós”, completou Felipe Martín, diretor de patrocínios e eventos do Santander Espanha.

“Como resultado de uma exaustiva pesquisa de mercado sobre a indústria do esporte e o cruzamento com a indústria da educação, compreendemos que existem enormes necessidades não atendidas e grandes problemas a resolver: apoiar os atletas profissionais, contribuir para a profissionalização massiva da indústria do esporte e fornecer ferramentas funcionais aos jogadores profissionais da indústria. Neste contexto, criamos a Oxygen, um veículo para resolver estes problemas e atacar a oportunidade”, finalizou Jorge Valdano, ex-jogador e sócio-fundador da Oxygen.

A primeira fase, entregue em formato on-line, terá como foco o desenvolvimento pessoal e terá início em fevereiro de 2022. Até junho, serão realizados seis webinars centrados no conhecimento do ambiente de trabalho para que os jogadores de futebol participantes se familiarizem com os eixos de desenvolvimento da indústria esportiva. Depois, para encerrar o curso acadêmico, serão realizados quatro dias de aulas presenciais para jogadores de futebol na sede da LaLiga.

Todos os jogadores que disputam a competição podem se registrar para o processo de admissão por meio da guia “Global Players Program” no Players App, um aplicativo móvel exclusivo para jogadores da LaLiga que oferece estatísticas, vídeos e serviços para suas vidas pessoais e momentos de lazer.