Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Muy Amigo

Piqué libera, e estreia de Messi no PSG será exibida de graça na Twitch na Espanha

Empresa do zagueiro do Barcelona comprou direitos de transmissão da Ligue 1 para a Espanha

Redação Publicado em 27/08/2021, às 08h12 - Atualizado em 30/08/2021, às 10h12

Messi e Piqué jogaram juntos no Barcelona - Reprodução
Messi e Piqué jogaram juntos no Barcelona - Reprodução

Os dois jogaram juntos no Barcelona por mais de uma década e são amigos pessoais. Mas agora, com a saída de Lionel Messi para o PSG, o clichê “amigos, amigos, negócios à parte” entrou em cena. Logo depois do anúncio da contratação por parte do time francês, Gerard Piqué decidiu monetizar em cima do ex-companheiro de clube e investiu na Ligue 1 por meio de sua holding esportiva, a Kosmos. Em parceria com a Enjoy Television, Piqué adquiriu os direitos de transmissão da Ligue 1 e da Ligue 2 (primeira e segunda divisões do futebol francês) para o território espanhol pelas próximas três temporadas.

O contrato não teve os valores revelados, mas a imprensa espanhola revelou que deve ser um pouco acima em relação ao acordo anterior, com a Movistar+. Segundo publicações do país, a TV por assinatura de propriedade da Telefónica pagava cerca de € 2,5 milhões por temporada.

Com os direitos assegurados, Kosmos e Enjoy Television estão no mercado para fechar as negociações de sublicenciamento. A intenção é acertar com uma canal de televisão ou mesmo com uma plataforma de streaming. Na visão de Piqué, a retomada da dupla Messi/Neymar (ex-Barcelona) e ainda a ida de outro ídolo espanhol, o zagueiro Sergio Ramos (ex-Real Madrid), também para o PSG atrairão milhões de fãs por toda a Espanha.

No entanto, enquanto um contrato de sublicenciamento robusto não é fechado, os espanhóis poderão assistir de graça à estreia de Messi, prevista para este domingo (29), diante do Reims, em jogo válido pela quarta rodada da Ligue 1. Isso porque Piqué colocará em prática a mesma estratégia usada pela Kosmos na Copa América, entre os meses de junho e julho. O jogo será exibido no canal da Twitch de Ibai Llanos, streamer espanhol que é uma celebridade no país e possui 7,4 milhões de seguidores na plataforma.

Este é o segundo investimento de peso feito pela Kosmos em termos audiovisuais nas últimas semanas. O primeiro foi a compra dos direitos da Serie B (segunda divisão do futebol italiano) para a Espanha e ainda para diversos mercados internacionais, como a região dos Bálcãs, além de Grécia, Chipre, Bulgária e América Latina. Para se ter uma ideia, entre os latino-americanos, a responsável pela transmissão será a Footters, que exibirá o torneio por meio de sua plataforma de streaming para nada menos do que 20 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Paraguai, Uruguai, Suriname, Venezuela, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua , Panamá e Caribe).