Pular para o conteúdo

Por Geração Z, DAZN cria centro de conteúdo no TikTok para Copa do Mundo de Clubes

Dona dos direitos de transmissão do torneio, empresa trará bastidores, destaques dos jogos e vídeos com influenciadores e atletas

Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 será disputada nos EUA, entre os dias 14 de junho e 13 de julho - Reprodução / X (@FIFACWC)

O DAZN lançará um centro de conteúdo no TikTok como parte de uma campanha de marketing para apoiar a cobertura global da empresa na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A página do DAZN da Copa do Mundo de Clubes terá conteúdo do torneio, atualizações ao vivo e vídeos buscando engajamento dos torcedores.

Detentor global dos direitos de transmissão do Mundial da Fifa, o DAZN terá vídeos de bastidores, destaques das partidas, participação de influenciadores digitais e jogadores, além das reações dos torcedores.

A plataforma britânica de streaming pagou US$ 1 bilhão pelos direitos de transmissão global da Copa do Mundo de Clubes, com todos os jogos disponíveis para assistir de maneira gratuita. A empresa também tem o direito de sublicenciar esses direitos em cada país. No Brasil, o acordo aconteceu com o Grupo Globo e a CazéTV.

Mesmo que transmita a competição gratuitamente, a intenção do DAZN é incentivar o telespectador a se inscrever no serviço para gerar receita com publicidade, apostas e comércio on-line. Outro objetivo da empresa é conseguir converter uma parcela desses usuários gratuitos em clientes pagos.

O acordo com o TikTok foi criado para atingir a Geração Z, público mais conectado e com maior tempo gasto no aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos. O algoritmo da rede social ajudará o DAZN a encontrar os torcedores menos propensos a consumir esportes por meio de mídias tradicionais ou de um serviço de streaming dedicado.

Parcerias

Vale lembrar que o TikTok já fez parceria com a Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, e ajudou o torneio a aumentar significativamente seu engajamento com os torcedores jovens.

A empresa também já colaborou com ligas esportivas como MLS, NFL e PGA Tour na criação de conteúdo.

Proibição?

O DAZN também anunciou recentemente seu Programa Global de Criadores de Futebol, que visa a mobilizar mais de 100 criadores digitais ao redor do mundo para criar conteúdo sobre a Copa do Mundo de Clubes.

“A parceria com o DAZN nos permite levar a Copa do Mundo de Clubes mais perto dos torcedores do que nunca, desde o acesso aos bastidores até o apito final, capturando o coração da ação enquanto ela acontece”, afirmou Rollo Goldstaub, chefe global de parcerias esportivas do TikTok.

O curioso é que o TikTok corre o risco de ser banido dos Estados Unidos durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes, que será disputada justamente no país.

A ByteDance, empresa chinesa que é dona do aplicativo, está sendo obrigada, por lei aprovada em 2024, ainda durante o governo do presidente Joe Biden, a vender suas operações no país para que a plataforma continue no ar.

O presidente Donald Trump, que assumiu no início deste ano, porém, tem prorrogado o prazo para que essa venda ocorra. O prazo atual vence em 19 de junho, cinco dias depois do início do Mundial. Acredita-se, no entanto, que, se necessário, Trump prolongará novamente esse prazo.