A Puma é a nova fornecedora de material esportivo de Portugal. Pelo acordo assinado com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que não teve a duração exata nem os valores revelados, a marca alemã vestirá todas as equipes portuguesas masculinas e femininas, profissionais e de base, no futebol, futsal, futebol de praia e e-Sports, a partir de 2025 e por um “longo prazo”.
Os primeiros uniformes serão revelados no dia 6 de janeiro e marcarão a primeira vez que a camisa de Portugal não estampará o logotipo da Nike em 27 anos. A marca norte-americana esteve presente no maior título da história do futebol português, a conquista da Euro 2016, na França, assim como no vice-campeonato da Euro 2004, em casa, e na quarta colocação na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
De acordo com o comunicado oficial da parceria feito pela Puma, a seleção portuguesa de futebol possui “o maior número de seguidores nas redes sociais de qualquer federação nacional de futebol em todo o mundo”. Muito disso pode ser atribuído ao astro Cristiano Ronaldo, que, mesmo a pouco mais de dois meses de completar 40 anos, segue como capitão da seleção. Patrocinado pela Nike, CR7 tem, só no Instagram, mais de 644 milhões de seguidores.
“Contratar uma seleção nacional de alto nível era uma das nossas prioridades no futebol, e estou muito entusiasmado por receber uma equipe tão popular como Portugal na Família Puma. Dado o grande número de torcedores em todo o mundo e o grande potencial da próxima geração desta equipe, estamos ansiosos pelos próximos grandes torneios, como a Copa do Mundo de 2026”, afirmou Arne Freundt, CEO da Puma.
“Fomos atraídos pela Puma pela forma como eles se relacionam com os torcedores e contam a história única de cada equipe com que trabalham. Estamos ansiosos para criar uma gama interessante de produtos com eles, que repercutirão na nossa grande base de fãs em todo o mundo”, disse Fernando Gomes, presidente da FPF.
Vale lembrar que a Puma já teve uma parceria histórica dentro do futebol português na década de 1960, quando fechou um acordo de patrocínio com Eusébio, maior ídolo do futebol do país até o surgimento de CR7.
Apelidado de “O Rei”, Eusébio ganhou da marca a chuteira Puma King, criada especificamente para ele à época. Na Copa de 1966, o atacante foi o artilheiro da competição e ajudou a levar os portugueses à terceira colocação, melhor posição da seleção do país em toda a história.