A Premier League apresentou uma atualização do manual da liga que é enviado aos donos de times da Inglaterra. No documento, a entidade estabelece dez itens que os proprietários e diretores das equipes devem seguir, entre eles o compromisso em proteger o patrimônio do clube e também o de ouvir as opiniões dos torcedores.
Outro ponto presente no documento consiste nas equipes inglesas se comprometerem a participar apenas de campeonatos em que se classificaram por meio do “mérito esportivo”. A Premier League adotou a medida para se proteger com mais força de uma iniciativa como a Superliga Europeia.
Apesar dos 20 clubes da Premier League terem aceitado os termos, os detalhes da nova cartilha ainda não foram anunciados oficialmente. O documento também pede aos donos dos clubes para que não “se envolvam na criação de novos formatos de competições” fora das regras da liga.
Superliga Europeia
Com a participação de 12 equipes, sendo seis da Inglaterra, a Superliga Europeia foi anunciada em abril de 2021, mas ruiu após repercussão negativa entre torcedores e também na mídia.
No entanto, enquanto os clubes ingleses abandonaram rapidamente o projeto, Real Madrid e Barcelona, assim como a Juventus, se recusaram a largar a Superliga Europeia. No começo deste mês, Florentino Perez, presidente da equipe madrilenha, reiterou seu apoio à competição e disse que a iniciativa ajudará a restaurar a saúde financeira do futebol, que, segundo o dirigente, está doente.