Presidente da LaLiga, Javier Tebas fala em levar jogo do torneio para os Estados Unidos

Javier Tebas, presidente da LaLiga, durante palestra no Sports Summit, em São Paulo (SP) - Adalberto Leister Filho / Máquina do Esporte

Javier Tebas, presidente da LaLiga, afirmou que pretende levar ao menos uma partida do Campeonato Espanhol para ser jogada fora do país em um futuro próximo. Em uma palestra realizada durante o Sports Summit, evento que ocorre em São Paulo (SP), o dirigente disse que a internacionalização da liga espanhola é uma estratégia da direção do torneio e que os Estados Unidos são um dos alvos para esse projeto.

“Acredito que é um gesto importante para os torcedores, que também temos em muitas partes do mundo, de proporcionar viver uma partida oficial ao vivo jogando em seu território. É um sinal de respeito, carinho, de força para nossos fãs e possíveis novos fãs”, ressaltou Tebas.

O dirigente lembrou que as grandes ligas norte-americanas, como NBA e NFL, já realizam três ou quatro jogos no exterior como uma forma de se aproximar dos fãs internacionais e que isso é encarado com normalidade.

“Poderíamos fazer isso nos Estados Unidos em breve. O quanto antes, antes de duas temporadas”, salientou.

Racismo

O dirigente também comentou sobre os esforços da LaLiga para combater o problema do racismo. De forma recorrente, o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, tem sido vítima de insultos raciais de torcedores adversários.

“Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que, quando acontece isso, algo não está bem. Fizemos várias comunicações e criamos campanhas contínuas para enfrentar o problema nos nossos estádios e denunciar os envolvidos ao Ministério Público da Espanha. É um delito de ódio, e estamos tentando fazer com que isso mude, com condenações duras”, resumiu o dirigente.

Sair da versão mobile