O PSG renovou o contrato com o Conselho de Desenvolvimento de Ruanda (RDB, na sigla em inglês) para continuar a promover a marca Visit Rwanda até 2028. O logotipo aparecerá nas mangas do time profissional durante o Super Mundial de Clubes da Fifa.
A marca também aparecerá nos uniformes de treinamento da academia do PSG nos EUA e Canadá. A empresa turística de Ruanda também será promovida no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris, durante os jogos do PSG como mandante.
O PSG firmou sua primeira parceria com o RDB em 2019, em um acordo avaliado entre € 8 milhões e € 10 milhões. O contrato foi renovado em 2023 por mais dois anos.
No futebol europeu, além do PSG, o Visit Rwanda também tem parcerias com Arsenal e Bayern de Munique.
Crise humanitária
A renovação do acordo com o PSG ocorre em meio a uma crescente crise humanitária na República Democrática do Congo. Um grupo rebelde apoiado por Ruanda capturou Goma, a maior cidade do leste do país vizinho.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, até janeiro, mais de 700 pessoas já haviam morrido no conflito. Ruanda alega que suas tropas estavam na RD do Congo como medida defensiva para impedir que o conflito chegasse a seu país.
Em fevereiro, a ministra das Relações Exteriores da RD do Congo, Thérèse Kayikwamba Wagner, escreveu uma carta pedindo que PSG, Arsenal e Bayern de Munique encerrassem os “acordos de patrocínio sangrentos com esta nação opressora”.
Em janeiro, torcedores do PSG já haviam feito uma petição pedindo ao clube que terminasse a parceria com o Visit Rwanda. O abaixo assinado reuniu 75 mil assinaturas.
Contramão
Apesar das críticas, o PSG preferiu seguir na contramão dos apelos para não associar sua imagem a um país em conflito armado.
“Estamos ansiosos em continuar esta jornada com o Visit Rwanda”, afirmou Victoriano Melero, diretor-executivo do PSG.
“Juntos, ajudamos a destacar a riqueza cultural e a beleza natural de Ruanda, ao mesmo tempo em que demonstramos que o futebol pode inspirar e aproximar comunidades ao redor do mundo”
Victoriano Melero, diretor-executivo do PSG
Jean-Guy Afrika, CEO do RDB, comemorou a renovação de patrocínio para promoção do turismo no país africano.
“Esta parceria contribuiu significativamente para posicionar Ruanda como um destino líder em turismo e investimento, e um farol para talentos, esportes e inovação cultural”, afirmou Afrika.
“A renovação até 2028 nos permite consolidar esse sucesso e criar ainda mais impacto para os ruandeses e para a comunidade global do Paris Saint-Germain”, completou.
O próximo alvo dos ativistas que criticam a relação entre futebol e Ruanda será o Arsenal. O contrato atual, que valeria £ 40 milhões, será encerrado no final da temporada 2024/2025.
A associação com o país africano já foi alvo de críticas dos torcedores, principalmente a partir de novembro de 2023, quando a política de asilo do governo local com Ruanda foi considerada ilegal pela Suprema Corte do Reino Unido.