Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Ultraweave

Puma investe no futebol e estreará tecnologia "ultraleve" na camisa da Itália

Até 2022, Ultraweave estará em todas as camisas de times e seleções patrocinados pela marca

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 06/10/2021, às 11h55 - Atualizado às 11h59

Estreia da tecnologia em campo será no duelo Itália x Espanha, pela semifinal da Liga das Nações - Divulgação / Puma
Estreia da tecnologia em campo será no duelo Itália x Espanha, pela semifinal da Liga das Nações - Divulgação / Puma

A Puma apresentou uma nova tecnologia que será usada nas camisas de times e seleções patrocinados pela marca. Batizada de Ultraweave, a novidade estreará em campo nesta quarta-feira (6), na camisa da seleção italiana, que enfrentará a Espanha pela semifinal da Liga das Nações.  

Criada após vários anos de testes com atletas da Puma, a Ultraweave resultou em um tecido “ultraleve” de apenas 72 gramas, que tem como principal objetivo a otimização do desempenho nos gramados. A maior redução de peso é alcançada por meio de uma estampa que reduz o design convencional, que é de quatro a oito painéis, para apenas dois principais, reduzindo o número de costuras e pontos na camisa. Para completar, as camisas com a tecnologia apresentam uma nova técnica de impressão dos escudos dos times e seleções, além da própria logomarca da Puma, que é mais leve e respirável do que as tradicionais.

[Colocar ALT]
Divulgação / Puma

“Nossos atletas queriam algo mais leve e rápido para ajudá-los a alcançar o melhor desempenho possível em alto nível. Isso resultou em quatro anos de teste e desenvolvimento que geraram o uniforme mais leve que já criamos. O esporte é definido por frações de segundos, portanto identificamos o vestuário como um produto que poderíamos evoluir para um novo patamar. Sentimos que poderíamos dar aos nossos jogadores e equipes um benefício real ao longo dos 90 minutos. Durante um jogo, os atletas cobrem uma média de 10 a 13,5 km, com ações de alta intensidade a cada 60 segundos. Para ter um desempenho ideal durante uma partida, o uniforme precisa se adaptar e evoluir. Por meio da tecnologia Ultraweave, podemos reduzir o peso dos uniformes e melhorar a performance“, explicou Stefano Favaro, diretor criativo de esportes coletivos da Puma.

A novidade faz parte do movimento “Faster Football”, que a marca alemã criou com o intuito de expandir os limites, inovar e apresentar produtos novos para o futebol. De acordo com a fabricante, a Ultraweave é “a combinação única entre tecido, estampa e acabamento, que oferece ao uniforme uma propriedade única, resultando em um equipamento ultraleve e confortável que condiz com a missão da Puma em ser a marca esportiva mais rápida do mundo”.

A tecnologia ainda mantém desempenho, durabilidade e respirabilidade com propriedades termorreguladoras que garantem um desempenho ideal em condições extremas. E, para completar, o material de poliéster reciclado Drycell tem secagem rápida e reduz a retenção de água, permitindo um bom desempenho tanto seco quanto molhado.

No mercado brasileiro, os produtos com a nova tecnologia Ultraweave, incluindo as camisas das seleções italianas masculina e feminina, estarão disponíveis apenas em 2022.